Manaus, 28 de março de 2024

Cinema

Em RO, Fantacine inscreve para oficina de crítica cinematográfica e masterclass

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quarta-feira (31/3).

Da redação

A 1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia (Fantacine) está com inscrições abertas. O evento oferece oficina de crítica cinematográfica e masterclass online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quarta-feira (31/3).

A programação de formação do evento será realizada de 20 a 22 de abril, em ambiente digital. De acordo com a organização, as inscrições são abertas para todo o Brasil, sendo que os residentes de Rondônia terão preferência no preenchimento das vagas.

O regulamento e as inscrições estão disponíveis até quarta-feira (31/3), no site www.fantacine.com.br. O interessado na formação deve clicar nas abas ‘Downloads’ e ‘Atividades’, respectivamente.

Oficinas

As ações formativas são voltadas à formação e capacitação dos profissionais rondonienses para o mercado audiovisual. A organização tem o objetivo de criar oportunidades para profissionalização desses artistas.

Nesta edição, serão oferecidas vagas para a Oficina de Crítica Audiovisual, com as críticas Stephania Amaral e Isabel Wittmann; e para Masterclass de Produção de Cinema Fantástico no Brasil, com o cineasta Rodrigo Aragão.

A oficina vai ocorrer de 20 e 21 de abril, das 19h às 22h (horário de Brasília). A atividade busca fornecer referencial teórico sobre crítica, arcabouço histórico sobre o cinema de gênero e atividades práticas. ‘Para que se possa exercitar o olhar crítico dentro desse recorte e, dessa forma, vislumbrar e praticar a produção textual crítica”, destaca a organização.

O masterclass será realizado no dia 22 de abril, das 19h às 22h (horário de Brasília). O evento visa proporcionar aos alunos um vislumbre das possibilidades de realizar produções de filmes de gênero fantástico a partir de baixíssimo orçamento. O realizador Rodrigo Aragão irá compartilhar dicas criativas para planejamento e técnicas engenhosas desenvolvidas por ele durante a produção dos seus longas metragens.

“Para fomentar um mercado de trabalho audiovisual é preciso criar oportunidades de formação para a população. Pensando nisso, nosso intuito é promover ações que proporcionem a troca de experiência, estimule o pensamento crítico da linguagem cinematográfica e também compartilhe a forma de fazer cinema hoje no Brasil. Esperamos que, a partir disso, comecem a desabrochar novos realizadores audiovisuais, especialmente do cinema fantástico, que é o mote da Fantacine”, comenta a organização da mostra.

Ministrantes e palestrante

Stephania Amaral é mestra e doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET MG, onde participa dos grupos Literatécnica e Tecnopoéticas. Ex-integrante do Cinema em Cena, é podcaster, colunista, redatora, revisora e já participou de vários episódios do Cinematório, entre outros programas. Desde 2016, é parte da equipe do Feito por Elas, projeto que discute trabalhos de mulheres no audiovisual. É membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Isabel Wittmann é crítica de cinema, antropóloga e pesquisadora, mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutoranda na mesma área pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre gênero, corpo e ciborguização no cinema fantástico. É co-criadora do Feito por Elas, projeto que visa a discussão e divulgação do trabalho de mulheres no cinema. É membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e integrante do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI) no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia do Programa (LISA-USP).

Rodrigo Aragão é cineasta brasileiro que já contabiliza no currículo a direção de 5 longas e 5 curtas-metragens gênero fantástico/terror. Rodrigo começou sua vida no cinema aos 17 anos, como maquiador de Efeitos Especiais. Contudo, foi a partir de sua produção cinematográfica que alcançou o reconhecimento no meio audiovisual pelo seu trabalho e mérito. No currículo, soma participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo, sendo ganhador de 23 prêmios nacionais e internacionais; além de distribuição nacional e internacional das suas obras, nas mais variadas formas e plataformas de exibição. Com muitos projetos ambiciosos em mente, o seu objetivo é sempre renovar o cinema ‘de gênero’ brasileiro.

Da esquerda para a direita: Stephania Amaral, Isabel Wittmann e Rodrigo Aragão. Fotos: Divulgação

Fantacine

Os organizadores da mostra destacaram que o evento respeita os protocolos de saúde pública vigentes. “Toda a programação da mostra acontecerá de maneira online no site oficial do evento (www.fantacine.com.br) e também em outras plataformas digitais, de 20 a 26 de abril de 2021″, afirmam.

A primeira edição da Fantacine está sendo realizada com recursos da Lei 14.017/2020 – LEI ALDIR BLANC – através do Edital 80/2020/SEJUCEL-CODEC 1° Edital Pacaás Novos, Eixo II, Item VI, Porto Velho/RO (2020), da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, do Governo do Estado de Rondônia.

A 1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia é realizada pela Roda Produções. A Fantacine é uma mostra audiovisual não competitiva que reúne filmes do gênero fantástico em uma programação diversificada e gratuita.

Por filmes fantásticos, a Fantacine considera produções que possuam características que rompam a barreira da naturalidade, realidade, englobando os gêneros de ficção científica, terror, suspense, thriller e fantasia.

Em 2021, a 1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia terá sua edição em formato online, buscando apresentar ao público as produções do cinema de gênero fantástico brasileiro, sobretudo àquelas realizadas na região Norte do país.

O e-mail oficial do evento é [email protected].

Cartaz da 1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia Fantacine. Arte: Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!