Manaus, 12 de julho de 2024

Cinema

Cinema: Festival ‘Olhar do Norte 2023’ abre inscrições

Esta é a quinta edição do evento, que ocorre em Manaus.

Com informações da assessoria

O Festival de Cinema Olhar do Norte 2023‘ abriu inscrições. Esta é a quinta edição do evento, que ocorre em Manaus. Neste ano, o festival passa a ser chamado Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Saiba os detalhes.

ocorre de 22 a 25 de agosto, no Teatro Amazonas e em outros espaços culturais de Manaus. A participação do público é gratuita.

Foto: Larissa Martins

NOVO CONCEITO

Realizado de forma independente pela Artrupe Produções, o festival está com um novo conceito.

QUEM PODE PARTICIPAR

O evento ampliou a participação da principal mostra competitiva para todos os estados da Amazônia Legal. Filmes de todo país podem participar em outras categorias, como ocorreu nos anos anteriores.

INSCRIÇÕES

As inscrições para os filmes ficam abertas até o dia 9 de junho de 2023, pelo do site oficial www.festivalolhardonorte.com.

MOSTRA COMPETITIVA PRINCIPAL

No 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, a mostra competitiva principal passa a se chamar Mostra Amazônia, incluindo agora filmes do Maranhão e Mato Grosso, além de obras de todos os outros sete estados da Região Norte.

Desde sua primeira edição, conforme o regulamento, apenas filmes em curta-metragem podem se inscrever. “Nosso principal norte passou a ser um festival de cinema que se interessa pela arte que tem origem na Amazônia, em um sentido amplo. Estamos num lugar de destaque no mundo, e neste momento da História em que vivemos, compreendemos que assumir nosso protagonismo amazônico é um fator que nos leva a ser do tamanho do nosso potencial”, explicou Diego Bauer, um dos diretores do evento.

Neste ano, conforme o regulamento, podem se inscrever nas mostras oficiais filmes de até 25 minutos de duração, produzidos a partir de 1º de janeiro de 2022.

Filmes de longa-metragem entram na programação apenas como convidados.

A divulgação do programa completo será feita no segundo semestre de 2023.

As produções da Mostra Amazônia irão disputar os seguintes prêmios:

  • Melhor Filme do Júri e do Público
  • Direção
  • Dois prêmios de Melhor Atuação
  • Roteiro
  • Direção de Fotografia
  • Montagem
  • Direção de Arte e Som.

O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte aceita filmes em live-action e animação para todas as categorias.

FILMES DE TODO O PAÍS

Obras dos demais estados do Brasil podem participar de outras mostras do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.

A Mostra Outros Nortes recebe filmes de todos os gêneros e classificação indicativa e a Mostra Olhinho é destinada para filmes voltados para o público infanto-juvenil.

Os filmes da Mostra Outros Nortes disputarão os prêmios de Melhor Filme e até duas menções honrosas do júri a ser formado por integrantes do Cine Set (www.cineset.com.br). Parceiro de Mídia do festival, o Cine Set é formado por críticos de cinema e jornalistas especializados.

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com produção executiva da IAI Promoções e parceria de mídia do Cine Set.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!