Manaus, 6 de julho de 2022

Amazônia

Foto: Divulgação/Instituto Mamirauá
Foto: Divulgação/Instituto Mamirauá Foto: Divulgação/Instituto Mamirauá

Instituto Mamirauá

A instituição, criada em abril de 1999, fica na cidade de Tefé.

Da redação

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma Organização Social situada na cidade de Tefé, no Amazonas. A instituição foi criada em abril de 1999, e desenvolve pesquisas científicas sobre animais e o ambiente amazônico.

O instituto realiza suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, no Amazonas.

Entre as espécies estudadas pelo instituto estão os botos amazônicos, tucuxi e cor-de-rosa, jacarés e primatas. A instituição tem como símbolo o pirarucu, um peixe de água doce conhecido como ‘bacalhau da Amazônia’. O pirarucu é o animal que aparece na logo do instituto.

Entre os objetivos do Instituto Mamirauá estão a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. Dessa forma, a instituição desenvolve técnicas de manejo sustentável junto aos comunitários.

A instituição também abrange a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades ribeirinhas por meio do desenvolvimento de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas.

O Instituto Mamirauá recebe fomento e é supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

COMPARTILHE