Manaus, 20 de outubro de 2021

Amazônia

Foto: Bruno Kelly/FAS
Foto: Bruno Kelly/FAS Foto: Bruno Kelly/FAS

Amazon Day debate possibilidades para conservação e sustentabilidade da Amazônia

A 4ª edição do evento será em formato online.

Com informações da assessoria

O tema ‘Rumo para uma Amazônia Sustentável’ será debatido na 4ª edição do Amazon Day, evento promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). O evento, que vai ser em formato online, ocorrerá nesta terça-feira (21/9), a partir das 16h, no horário de Manaus.

As principais descobertas e recomendações do Painel Científico para a Amazônia (SPA) com o objetivo de conservar o bioma da região também estão na programação do evento, além de sessões sobre soluções climáticas e conservação de recursos hídricos.

A transmissão da 4ª edição do Amazon Day vai ser feita através do canal no YouTube da SDSN Amazônia (https://www.youtube.com/sdsnamazonia).

O tema ‘Rumo para uma Amazônia Sustentável’ será debatido na 4ª edição do Amazon Day. Foto: Bruno Kelly/FAS

Amazon Day

O Amazon Day é realizado durante a Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável (International Conference of Sustainable Development – ICSD), organizado pela rede SDSN global na Universidade de Columbia. O evento e a conferência fazem parte da Semana do Clima e da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontecem, neste mês de setembro, em Nova York (EUA).

“Esta é uma oportunidade de reunir pesquisadores, cientistas, ONGs, órgãos públicos, representantes do setor privado e outros agentes que trabalham na Amazônia e fora dela para debatermos os rumos necessários para a conservação e o desenvolvimento sustentável desse ecossistema tão importante para o planeta. Este é um evento inclusivo, de compartilhamento de experiências e muito valioso na elaboração de soluções para a floresta amazônica e seu povo”, afirma o presidente da SDSN Amazônia e superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana.

Sessões

A sessão 1 do Amazon Day terá os ‘Principais avanços e recomendações do Painel Científico para a Amazônia (SPA)’. Formado por mais de 200 cientistas renomados, o SPA realiza uma avaliação científica abrangente e inédita na região, em busca de recomendações para o bem-estar a longo prazo do ecossistema e da sua população.

Durante a sessão será apresentado uma versão resumida do relatório, além das recomendações para a formação de políticas públicas baseadas em evidência científica com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e conservação da floresta.

A sessão 2 traz como tema ‘Governadores pelo Clima: Amazônia e COP 26’. A FAS, em parceria com o Centro BRasil, promove um debate sobre o papel dos governos estaduais na agenda climática e, sobretudo, na conservação da Amazônia a nível internacional.

COMPARTILHE