As praças públicas de Boa Vista tem sido alvo constante de atos de vandalismo, com crime relacionados à depredação. Em média, a Guarda Civil Municipal recebe, diariamente, dez ocorrências relacionadas aos espaços de lazer. A última ação dos vândalos aconteceu na praça do Conjunto Cabos e Soldados.
Recentemente, a prefeitura entregou um playground totalmente reformado. O mesmo já foi danificado com atos de vandalismo. Já na praça do bairro 13 de Setembro, suspeitos furtaram os cabos de energia do local, deixando os moradores às escuras. A prefeitura já reestabeleceu a energia no local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), as praças Nova Cidade, Mané Garrincha, Cidade Satélite e Conjunto Pérola também são afetadas todos os dias. Nos locais de lazer, vândalos quebraram brinquedos e aparelhos da academia ao ar livre, danificaram as telas das quadras de esportes, além de terem riscado as lixeiras.
Caso os vetos da Procuradoria-Geral do Município à Lei Orçamentária Anual (LOA) sejam derrubados pelos vereadores, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente não terá condições de fazer manutenções nas praças, em novas ocorrências de vandalismo.
Crime
Danificar ou destruir propriedade, seja pública ou privada, é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro. A pena para quem for pego destruindo o patrimônio público pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa.
A população pode denunciar qualquer ação de vandalismo ou comportamento inadequado por meio da Central de Atendimento 156.