A Alvorada 2021 fez o torcedor do Boi Garantido reviver as emoções que só as ruas de Parintins despertam. De geração em geração, o evento tem mantido a memória viva. O presidente do bumbá, Antonio Andrade, celebrou esta edição do evento que, devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo, ocorreu em formato online. “O Garantido é tradição e considera o passado, as pessoas e a história do nosso boi”, disse.
FOTOS: Confira a galeria de imagens da Alvorada 2021
A transmissão da Alvorada começou pouco mais das 23h de sexta-feira (30/5) e seguiu pela madrugada deste sábado (1º/5). Com a proposta de fazer o tradicional evento ‘de um jeito diferente’, o Garantido levou os internautas aos lares e a ruas parintinenses. O roteiro especial fez alusão ao caminho que o bumbá percorria todos os anos na madrugada do Dia do Trabalhador, antes da pandemia.

‘Eterno como eterno é o nosso boi’
Desde o início da pandemia, pelo segundo ano, o evento ocorre em formato online. Esta edição foi cadenciada pela emoção das homenagens aos amigos e brincantes de Boi-Bumbá que morreram em decorrência da Covid-19. Ícones, como o ex-apresentador Paulinho Faria, os compositores Emerson Maia e Rafael Marupiara, e os cantores Klinger Araújo e Roci Mendonça foram lembrados na transmissão.
Para o presidente do Garantido, Antonio Andrade, o diferencial está na força da tradição, mesmo diante das perdas e das incertezas trazidas pela pandemia. Ele lembrou que, nesse período, a agremiação perdeu mais de cem pessoas, entre figuras ilustres, artistas, batuqueiros e torcedores.
“Essa Alvorada foi preparada para dizer para essas pessoas que onde quer que elas estejam, o Garantido é tradição e considera o passado, as pessoas e a história do nosso boi. E quem fez parte da história está perto, mesmo que tenha ido para outro plano. A Alvorada deste ano foi para que todos pudéssemos juntos cantar as tradições do Boi Garantido. Quem faz parte do Boi Garantido é eterno como eterno é o nosso boi”, reforçou.

Festa na madrugada
A live teve transmissão ao vivo e gravações. As apresentações ao vivo ocorreram direto da Cidade Garantido – ‘quartel general’ da nação vermelha e branca.
A noite contou com um casting digno de espetáculo. Com quase quatro horas de duração, a live da Alvorada foi conduzida pelo apresentador do Garantido, Israel Paulain, e pelo amo do boi, João Paulo Faria.
Na festa ao vivo, o Garantido recebeu outros itens oficiais, como: a Porta-Estandarte, Daniela Tapajós; Rainha do Folclore, Edilene Tavares; Cunhã-Poranga, Isabelle Nogueira; e Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra. O Pajé Adriano Paketá apareceu em um vídeo.
Trajados de branco com detalhes em vermelho, os levantadores de toada Sebastião Júnior, David Assayag, Márcia Siqueira e Edilson Santana emocionaram os corações rubros mundo afora. Eles interpretaram toadas tradicionais e atuais, na cadência da Batucada, acompanhados pelos Curumins da Baixa e o Garantido Show.
As gravações exibidas durante a live foram feitas em ruas de Parintins. Nos vídeos, o Garantido aparece visitando famílias de seus torcedores. Como na tradição, os brincantes receberam o boi vermelho e branco com as casas enfeitadas especialmente para este dia de festa.

Homenagens
Um bloco musical especial para homenagear os amigos que morreram na pandemia deixou os corações bovinos apertados de saudade.
O repertório teve toadas que deram vida a muitos festivais, como: ‘Alma Rubra’, ‘Festa da Raça’, ‘Flor de Tucumã’, ‘Garantido Imortal’ e ‘O Povo do Garrote’.

Paulinho Faria, um dos ícones do Garantido, foi lembrado em alguns momentos da transmissão. Em ‘verso’, João Paulo Faria, sobrinho do ex-apresentador, externou o sentimento de saudade dos que partiram, bem ao estilo parintinense em noites especiais:
Saudade é uma palavra que só tem no Português
Saudade é uma palavra que só tem no Português
Longe da minha galera, um dia dura um mês
Dá um aperto no peito só de lembrar de vocês
Saudade eu até sinto do nosso eterno freguês
Saudade mora em meu peito, mas vive em todo lugar
Saudade mora em meu peito, mas vive em todo lugar
Quem ama o boi da antiga só pensa em retornar pra nossa ilha querida e com meu povo brincar
Amar sem sentir saudade é o mesmo que não amar

Tradição, fé e pandemia
A Alvorada do Boi Garantido é realizada tradicionalmente todos os anos. Começa no dia 30 de abril, com a saída do boi do ‘curral’ – Cidade Garantido – e termina no raiar do dia 1º de maio, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.
No percurso, pelas principais avenidas da cidade, o boi vermelho vai dançando, brincando e saudando as famílias torcedoras, que enfeitam suas casas para também saudá-lo.
Em 2021, a live da Alvorada encerrou na madrugada deste sábado, com cenas do boi da Baixa de São José em oração, demostrando fé e devoção à Padroeira de Parintins, uma forte característica do povo parintinense.
De acordo com o Boi Garantido, a live da Alvorada esteve entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter e alcançou mais de 3,2 mil pessoas assistindo, simultaneamente, no canal do bumbá no YouTube. O evento também foi transmitido pela TV Acrítica, emissora que detém os direitos de transmissão do Festival Folclórico de Parintins.

Garantido nas plataformas digitais
Durante a transmissão, Israel Paulain anunciou ao público que o Garantido disponibilizou álbuns com toadas e gravações históricas nas plataformas de streaming Spotify e Deezer. Na sexta, o bumbá também apresentou ao público o seu aplicativo que pode ser baixado nas lojas de Apps.