Manaus, 5 de julho de 2022

Festivais

Foto: Márcio Costa/Boi Garantido
Foto: Márcio Costa/Boi Garantido Foto: Márcio Costa/Boi Garantido

Garantido proíbe eventos do bumbá por 60 dias em Manaus e Parintins

Leia a portaria publicada pelo boi vermelho nesta terça.

Da redação

O Boi Garantido proibiu eventos relacionados ao bumbá, em Manaus e Parintins, pelo prazo de 60 dias. O comunicado está em portaria divulgada pela diretoria da agremiação na noite desta terça-feira (5/01). Leia a portaria, ao final.

O boi vermelho atribuiu a decisão ao “rápido avanço no número de casos da Covid-19 no Estado do Amazonas”. O presidente da agremiação, Antonio Andrade, destacou que a medida não busca justificar atitudes tomadas anteriormente. “Mas para mostrar que a saúde de nossa população, torcedores e simpatizantes da cultura do Boi-bumbá é e sempre será uma das prioridades da nossa gestão”, disse, em texto publicado nas redes sociais do Garantido.

De acordo com o bumbá, foram suspensos todos os eventos que resultem em aglomeração de pessoas em Manaus e Parintins. O Garantido informou que o prazo de 60 dias poderá ser prorrogado pelo tempo em que a fase de ‘alerta roxo’ se manter vigente.

Portaria

A portaria proíbe o uso do nome ou marca do Boi Garantido em eventos com alta concentração de pessoas enquanto perdurar a pandemia. A decisão considera que inúmeros grupos não credenciados utilizam o nome da associação para promover eventos.

Segundo o bumbá, a diretoria do Garantido também “não participará de eventos públicos que desrespeitem normas sanitárias vigentes de contenção do vírus”.

Conforme a agremiação, o presidente da Associação Folclórica Boi-bumbá Garantido, Antonio Andrade Barbosa, e vice-presidente, Idamar da Silva e Silva, e a diretoria estão prestando auxílio a artistas e colaboradores diretos que se recuperam da Covid-19.

“Infelizmente nos últimos dias vimos alguns de nossos artistas e colaboradores serem acometidos por esse vírus. O Boi Garantido jamais ficaria alheio a essas pessoas e ao atual cenário em que nosso estado encontra-se novamente. Em nossos últimos eventos todas as medidas de proteção foram adotadas, visando que a saúde e bem-estar de nossos itens, artistas, músicos e demais colaboradores. Essa sempre foi nossa preocupação. Infelizmente esse vírus ainda não tem metodologias de rastreio efetivo e age de forma silenciosa. Reitero o total compromisso do Garantido e um compromisso pessoal, em prestar toda e qualquer assistência a esses artistas que estão positivados para esse vírus”, destacou Antonio Andrade.

Leia a portaria

Portaria. Foto: Reprodução
Portaria. Foto: Reprodução


COMPARTILHE