Manaus, 26 de abril de 2024

Editais

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Festival de RO inscreve para oficina sobre editais de cultura e prestação de contas

Oficina é direcionada a jovens a partir dos 16 anos e adultos.

Da redação

A XII edição do Festival Amazônia Encena na Rua está recebendo inscrições para a ‘Oficina Gestão Cultural do nosso ofício’, que será realizada na próxima semana. A formação tem como foco editais de cultura e prestação de contas.

A oficina de produção será realizada pela plataforma Zoom. Conforme a organização do festival, a ação formativa é direcionada a jovens a partir dos 16 anos e adultos.

A inscrição é gratuita pelo link https://www.amazoniaencena.com.br/inscricao. No link, há outras informações sobre a oficina.

A oficina abordará as ferramentas para a criação e gestão de um projeto/empresa cultural desenvolvido a partir das ideias e criatividades pessoais desde sua raiz (ideias) até a sua realização.

A ideia é orientar e capacitar sobre cada passo da construção de um projeto: gestão – ofício – missão – ideias e empresa/instituição (tipos).

A oficina será ministrada na próxima segunda-feira (29/3), das 19h às 21h.

Chicão Santos e Édier William. Fotos: Divulgação

Palestrantes

A formação, que terá duração de duas horas, contará com os palestrantes Chicão Santos e Édier William.

Chicão é ator, produtor e diretor de teatro. Ele é especialista em Educação, com pós-graduação em gestão comunitária. De acordo com a organização do festival, o artista tem 43 anos de luta por uma biopolítica para as artes cênicas na Amazônia.

Ele é fundador de ‘O Imaginário’, que atua em Porto Velho, Rondônia e no Brasil. Também é fundador do Espaço Tapiri e da Escola Livre de Teatro Tapiri, espaço de compartilhamento e trocas de tecnologias do Teatro Popular.

O artista é organizador e diretor de montagem de diversos espetáculos teatrais, como O Mistério do Fundo do Pote ou de Como Nasceu a Fome, Filhas da Mata, A Ferrovia dos Invisíveis, Varadouro, As Mulheres do Aluá entre outros e do Festival de Teatro de Rua Amazônia Encena na Rua.

É membro fundador da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), do Fórum Permanente de Teatro da Amazônia e da Rede de Teatro da Floresta. Também é curador nacional de projetos culturais, produtor e gestor de cultura.

Édier William é produtor, escritor, ator e criador audiovisual. Ele é graduado em Letras Português/Inglês e Literaturas e técnico em produção de Áudio e Vídeo.

É fundador da Zenital produções, empresa pela qual produziu filmes premiadas no Brasil e no exterior. É o organizador do Madeira Festival de Teatro e vencedor de prêmios nacionais da ANCINE, SESC, ITAÚ CULTURAL e outras instituições.

Também é curador do Petit Pavé Festival de Cinema e de outros festivais. Produz e realiza obras e eventos de diversas linguagens da arte. Possui três livros publicados, dois de poesias (Esgoto e Poemas Virais) e um de prosa (Cama de Casal), além de diversos roteiros para teatro e cinema, registrados na Biblioteca Nacional.

Festival

A XII edição do Festival Amazônia Encena na Rua será realizada nesta semana. O evento começa nesta segunda-feira (22/3), e segue até o domingo (28/3).

Durante a programação, serão exibidos espetáculos produzidos no país, a maioria da Região Norte. Toda programação é gratuita e ocorre em formato virtual. O evento é organizado por profissionais de cultura do Estado de Rondônia. Saiba mais aqui.

De acordo com a organização, o festival é uma grande festa das Artes Cênicas de Rua e se constitui como uma importante política pública para o fomento da produção e para a formação de plateia em Rondônia.

A XII edição do evento foi contemplada no edital nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC – 1ª Edição Pacaás Novos do Edital de Chamamento Público para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais. O edital recebeu fomento da Lei Aldir Blanc.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!