Manaus, 26 de abril de 2024

Dança

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Profissionais do país ministram oficinas de dança para professores, artistas e estudantes do AM

Serão seis semanas seguidas de atividades.

Da redação

Nesta terça-feira (23/4), o projeto ‘Formar Informar Des… Transformar II’ dá início a uma série de oficina de dança direcionadas a professores de Arte, artistas e estudantes de Arte do Amazonas. Serão seis semanas seguidas de atividades gratuitas com profissionais do Amazonas e de outras cidades do país.

As inscrições e as oficinas ocorrem em formato online. Conforme a organização, o projeto compartilha informações com estudantes, professores e pesquisadores da área da dança que atuam em Manaus.

A produção é da Contém Dança Cia, uma companhia de dança independente de Manaus. O grupo foi criado em 2006 pela artista pesquisadora Francis Baiardi.

O grupo tem como objetivo investigar a dança e sua relação com outras linguagens artísticas. A companhia diz acreditar que a arte é uma linguagem que pode discutir questões educacionais, políticas e sociais.

Oficinas

Rosana Brito, Magno Fresil e Francis Baiardi organizaram a programação de oficinas.

A primeira formação é ‘Dança no Contexto’. A oficina começa nesta terça-feira (23/3) e segue até sexta-feira (26/3).

As aulas serão ministradas pela coreógrafa, diretora, professora de dança e escritora Isabel Marques, de São Paulo. Por dia, as aulas terão duração de 2 horas e ocorrerão das 16h às 18h.

A oficina também conta com a participação no espetáculo ‘Coreô Online’, do Caleidos Cia de Dança. Durante a apresentação serão desenvolvidos processos de criação em dança, com discussão de propostas de dança e educação.

A formação é realizada em formato virtual pela plataforma Zoom. As inscrições para a primeira oficina já foram encerradas.

Fotos: Divulgação

Cronograma

A programação das oficinas segue durante seis semanas com diferentes propostas e convidados. Confira, a seguir, o cronograma completo.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo link https://linktr.ee/ContemProducao. A organização libera os formulários de cada oficina na semana anterior ao início das aulas.

23 a 26 de março – Dança no Contexto (Isabel Marques/SP)

29 de março a 01 de abril – Danças Escondidas em Casa (Dudude Hermman/BH)

6 a 09 de abril – Letra na Dança (Clênio Magalhães/MG/BA)

13 a 16 de abril – Memória na Dança (Francis Baiardi/AM)

20 a 23 de abril – Solto Virado no Baque (Denny Neves/BA)

27 a 30 de abril – Dançando no Vazio (Odacy Oliveira/Argentina/Brasil)

As oficinas contarão com acessibilidade para pessoas com deficiência, conforme a necessidade.

Projeto

O ‘Formar Informar Des… Transformar II’ é uma iniciativa da amazonense Amanda Pinto, que é pesquisadora, artista e educadora. O projeto busca promover integração entre artistas amazonenses e de outras cidades brasileiras sobre dança contemporânea.

“Este projeto potencializa o olhar para o Amazonas no que diz respeito a ações artísticas entrelaçadas entre diversas capitais brasileiras, inclusive de outros países, onde esses diferentes profissionais/artistas/docentes podem compartilhar com artistas/docentes/profissionais amazonenses, tornando essas fronteiras culturais cada vez mais porosas e fluidas”, destaca Amanda.

O projeto foi contemplado pelo edital Feliciano Lana da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), que disponibilizou recursos da Lei Aldir Blanc.

Em sua primeira edição, em 2016, o projeto contou com outros profissionais de capitais brasileiras, e foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE Klauss Vianna.

De acordo com a organização, as oficinas visam incentivar os profissionais e oferecer condições para o aperfeiçoamento do conhecimento sobre a dança.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!