Manaus, 16 de agosto de 2022

Turismo

Foto: Divulgação/Implurb
Foto: Divulgação/Implurb Foto: Divulgação/Implurb

Veja novas fotos do mirante que será construído no Centro de Manaus

Os desenhos prévios fazem parte da criação e adaptação do projeto.

Da redação

O futuro edifício Mirante da Ilha, situado na Avenida 7 de Setembro, no Centro de Manaus, ganhou novos estudos em desenho. Os croquis são prévios e fazem parte do processo de criação e de adaptação ou alterações do projeto. Veja as novas fotos na matéria.

Os estudos de volumetria, cromatismo e interferências do projeto arquitetônico das obras foram produzidos pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Os desenhos tipo sketch são projetados usando um software de modelagem de desenho, auxiliando na análise de referências do entorno e levando o projeto até a obra propriamente dita.

Mirante da Ilha. Foto: Divulgação/Implurb

“São desenhos rápidos, que mostram detalhes da construção, seções e visualizações necessárias, quando precisamos ter informações da intervenção. Os desenhos de arquitetura e técnicos são usados para desenvolver a ideia, comunicar os conceitos e permitir uma imagem entre o que existe e o que está sendo desenvolvido”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Nas novas imagens, os traços rápidos do sketch têm alta expressividade e design conceitual, servindo de croquis.

Mirante da Ilha. Foto: Divulgação/Implurb

Edital

O edital para lançamento da licitação do Mirante está sendo finalizado e a obra está prevista para ser entregue em julho de 2023.

O Mirante tem a proposta de intervenção aprovada junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM) do Amazonas, identificado a contribuir com “a preservação do conjunto urbano do centro histórico de Manaus ao promover a requalificação do local”.

Hoje, o imóvel se encontra sem uso e descaracterizado, às margens do Rio Negro, tendo quatro andares (térreo e mais três).

Mirante da Ilha. Foto: Divulgação/Implurb

Mirante da Ilha

O edifício Mirante da Ilha faz parte do programa ‘Nosso Centro’, da Prefeitura de Manaus. Conforme o projeto, o espaço ficará na Rua Bernardo Ramos com a Avenida 7 de Setembro, Centro da capital.

O mirante será a primeira grande área vertical de contemplação do Rio Negro. De acordo com a prefeitura, o antigo prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) vai abrigar o complexo de entretenimento, lazer e negócios na Ilha de São Vicente.

Mirante da Ilha. Foto: Divulgação/Implurb

O prédio vai ser contemplado com espaços para projetos comerciais, como restaurantes, banheiros, lanchonetes e bares, além de área de exposições culturais, apresentações de shows, paisagismo e convivência integrada entre a construção e o ambiente natural.

O edifício terá estrutura coberta, mas com espaços abertos que vão permitir, em vários níveis, a contemplação do rio.

Mirante da Ilha. Foto: Divulgação/Implurb

A obra vai se integrar ao parque urbano, construindo um grande largo, associado à circulação de vários modais e requalificação de áreas vazias. O largo que será criado no espaço envolve prédios de interesse de preservação até a Rua Bernardo Ramos.

Com a reconversão do edifício, o térreo contará com uma grande praça coberta, seguida de um segundo andar para área cultural e central de artesanato. No terceiro pavimento ficará o espaço gastronômico, com três operações de restaurantes, e no quarto o mirante.

COMPARTILHE