São Sebastião do Uatumã, no Amazonas, é um destino turístico que oferece opção de pesca esportiva e turismo sustentável. Na cidade, é possível fazer uma imersão na floresta amazônica. Saiba como chegar.
As informações são do Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
Cercado de belezas naturais, praias, história e paisagens, o município foi criado em 1981. A cidade tem seu próprio Encontro das Águas, formado pelo encontro do Rio Uatumã com o Rio Amazonas.
O município fica 247 KM de Manaus, e o acesso ao local é realizado metade via terrestre e fluvial.
SAIBA COMO CHEGAR
Parte do acesso ao município de São Sebastião do Uatumã é feito por via terrestre e outra parte, por via fluvial.
A viagem começa por terra. Segundo a Amazonastur, 80% do percurso é feito pelas rodovias AM-010 e AM-363 até o município de Itapiranga, no Amazonas. O restante do percurso é feito por transportadoras fluviais que saem do porto da cidade, no fim da manhã, o que dá aproximadamente seis horas de viagem.
No destino final, o porto pequeno e com charme do interior, a cidade acolhe os visitantes logo na chegada, com a fachada ‘Bem-vindo. Welcome to São Sebastião do Uatumã’ com uma pintura do símbolo da local, o peixe tucunaré.
PESCA ESPORTIVA
O município recebe a temporada de pesca esportiva, que ocorre entre os meses de agosto a dezembro. Cerca de 4 mil turistas de estados como Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul participam do evento.
De acordo com a Amazonastur, durante a temporada de pesca esportiva, os turistas mais apaixonados pelo evento são japoneses, coreanos, alemães e chineses, que disputam quem pesca o maior peixe. A temporada de 2022 registrou a pesca de um tucunaré de quase 80 centímetros, mas os moradores garantem o desafio: há peixes muito maiores no Rio Uatumã.
TURISMO
O turismo de base comunitária é exemplo de sucesso e conquista os turistas que conhecem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã. O local permite uma verdadeira imersão na floresta.
A pousada Mirante do Uatumã (@mirante_do_uatuma_) se mantém aberta durante o ano todo. As reservas podem ser feitas pelos contatos (92) 99191-7895 ou [email protected].
Com uma vista para Rio Uatumã, no local, os hóspedes podem desfrutar da floresta em uma trilha com árvores centenárias. A pousada faz parte do projeto da comunidade que resgata os ovos dos quelônios, em parceria com o Governo do Amazonas.
Os turistas são convidados para participar da coleta dos ovos, que acontece a partir do mês de setembro, e da soltura dos filhotes em fevereiro. Além disso, o sabor da culinária ancestral indígena está presente na diária que conta com alimentação no estilo pensão completa.
GASTRONOMIA
Na sede do município de São Sebastião do Uatumã, os visitantes contam com pratos modernos e tradicionais com a matéria-prima do Amazonas os peixes.
Da lasanha de pirarucu, ao palitinho de peixe, até o tambaqui assado, o restaurante Marrom Glacê revela as deliciosas receitas que são a marca do restaurante que tem mais de 50 anos de existência.
Outra iguaria muito produzida é o tucumã, fruta de palmeira natural da Amazônia, com sabor doce, levemente amanteigado. Geralmente, a iguaria é apreciada no combo x-caboquinho, que traz ainda pão francês, queijo coalho e banana pacovã frita.
Os pratos podem ser apreciados com a vista do restaurante, que fica em frente à praia e ao Rio Uatumã. Reservas são feitas pelo número (92) 99147-9490.