Manaus, 9 de agosto de 2022

Turismo

Fotos: Mário Oliveira/Semcom
Fotos: Mário Oliveira/Semcom Fotos: Mário Oliveira/Semcom

Herança arquitetônica, Mercadão de Manaus oferece produtos regionais

Mercado Municipal Adolpho Lisboa abre todos os dias da semana.

Da redação

Reconhecido por abrigar belezas arquitetônicas e oferecer produtos regionais aos visitantes, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa é uma atrações turísticas do Centro Histórico de Manaus. Também conhecido como ‘Mercadão‘, o espaço abre todos os dias da semana. Saiba os horários de funcionamento e conheça outros detalhes.

De acordo com a  Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o Mercadão foi inaugurado em 1883. Localizado às margens do Rio Negro, na região central de Manaus, teve sua estrutura de ferro criada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que desenvolveu a Torre Eiffel.

Mercado Adolpho Lisboa, o Mercadão de Manaus. Foto: Mário Oliveira/Semcom

O prédio do ‘Mercadão’ foi tombado em 1º de julho de 1987 como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante o passeio pelo mercado municipal, os visitantes encontram produtos artesanais, ervas medicinais e objetos regionais de decoração.

O local também conta com um espaço para quem deseja experimentar a saborosa culinária amazonense com pratos típicos da região.

Lado do Mercadão que tem entrada pela Rua dos Barés. Foto: Mário Oliveira/Semcom

Dias e horários de funcionamento

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa funciona todos os dias da semana. De segunda a sábado, abre das 6h às 17h, e aos domingos e feriados, das 6h às 12h. Durante a semana, algumas barracas fecham às 16h.

O mercado foi inaugurado em 1883 e fica localizado às margens do Rio Negro. Foto: Mário Oliveira/Semcom

Café no Mercadão

Em um passeio de imersão pela cultura amazônica, o Mercadão é o cenário ideal para experimentar os sabores do café da manhã regional amazonense. A refeição tem lugar especial na gastronomia do Estado com pratos característicos da Região Norte do país.

O destaque é para o X-Caboquinho, sanduíche queridinho dos manauaras. É preparado com lascas de tucumã (fruta típica da região amazônica), banana frita e queijo coalho.

Localização

O Mercado Adolpho Lisboa tem duas entradas: uma pela Rua dos Barés e outra pela Avenida Lourenço Braga, lado que conta com estacionamento. Desse lado, o mercado fica de frente para o Porto de Manaus.

Veja fotos do Mercadão:

COMPARTILHE