Manaus, 26 de abril de 2024

Turismo

Foto: Mário Oliveira/Semcom
Foto: Mário Oliveira/Semcom Foto: Mário Oliveira/Semcom

Saiba como agendar visitas ao Centro Cultural Óscar Ramos, em Manaus

Espaço possui um dos maiores acervos de artes visuais do AM.

Da redação

O Centro Cultural Óscar Ramos, situado no Centro de Manaus, voltou a receber visitas. O espaço, que dispõe de um dos maiores acervos de artes visuais do Amazonas, só aceita visitação por agendamento. Saiba solicitar.

As visitas o centro cultural recomeçaram na segunda-feira (9/8). O local estava fechado desde março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19.

O Centro Cultural Óscar Ramos é composto por dois espaços, as casas 69 e 77. (Foto feita antes da pandemia). Foto: Mário Oliveira/Semcom

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, a reabertura da casa de artes é dedicada à memória e à obra de Óscar Ramos. “É uma oportunidade de encontro e diálogo com a criação e o pensamento de um dos artistas mais criativos de nossa terra”, afirmou.

Gestora do espaço, a artista visual Monik Ventillari foi aluna e assistente de Óscar Ramos e costuma apresentar as casas ao público. “É como se ele estivesse me ouvindo de algum lugar e eu não pudesse inventar ou falar alguma imprecisão sobre ele e suas obras”, disse, relembrando o rigor e exigência do mestre.

Foto: Mário Oliveira/Semcom

O que é o Centro Cultural Óscar Ramos

O Centro Cultural Óscar Ramos é composto por dois espaços, as casas 69 e 77. Esses dois locais estão situados na Rua Bernardo Ramos, Centro Histórico de Manaus.

As casas 69 e 77 foram restauradas para abrigar o acervo de Óscar Ramos.

Construídas em 1819, as casinhas, feitas à base de taipa (barro e madeira) e pedra, figuram entre as primeiras moradias de Manaus e carregam em sua arquitetura uma parte da história da cidade, do período colonial.

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

O minimuseu conta com curadoria do artista José Cardoso e direção artística do multiartista Sérgio Cardoso.

A Casa 69 abriga a exposição permanente do Óscar Ramos. Obras como pintura, escritos, figurinos, produções, desenhos de moda do artista, objetos pessoais como mobílias utilizadas por Óscar, capas de LPs, estão entre os artigos e objetos expostos no local.

Já a Casa 77 sedia exposições temporárias de artistas como Óscar Ramos, com quadros que nunca foram expostos de Óscar, entre outros materiais.

Foto: Mário Oliveira/Semcom

Como fazer agendamento

O agendamento para visitação é feito pelo www.vivamanaus.com.br. O Viva Manaus é um site que pertence à Prefeitura de Manaus e é gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

No site, o internauta deve clicar em Manauscult; depois, Espaços Culturais; em seguida, em Centro Cultural Oscar Ramos e, por último, em agendamento. Confira o passo a passo:

Arte: Prefeitura de Manaus

Agora, confira o link direto para o agendamento: https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/novo/oscarramos.

Desde sua fundação, em 24 de outubro de 2019, a casa de artes teve o registro de 799 pessoas no livro de visitantes, com uma média de 14 pessoas por dia.

Dias de funcionamento

O Centro Cultural Óscar Ramos abre para visitação de segunda a sexta, das 9h às 14h.

Por conta da Covid-19, a quantidade de visitantes no espaço é limitada a 5 pessoas.

Valor da entrada

A entrada é gratuita.

Localização

As Casas 69 e 77 ficam na Rua Bernardo Ramos, Centro Histórico de Manaus, ao lado do Museu da Cidade de Manaus.

Protocolos

  • O agendamento é obrigatório, e só será permitida a permanência de até 5 visitantes simultaneamente no Centro Cultural.
  • O uso de máscaras e o distanciamento social devem ser respeitados durante todo o tempo de permanência no Centro Cultural;
  • Leve sua própria garrafa de água. Os bebedouros estão temporariamente indisponíveis;
  • Na exposição, não é permitida a entrada com malas, mochilas e sacolas e o Centro Cultural não conta com guarda-volumes nesse momento de reabertura.


COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!