A cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, é um dos principais destinos procurados pelos turistas que amam natureza. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reuniu alguns atrativos da mágica terra das cachoeiras. Confira o roteiro.
Situado a 117 quilômetros de Manaus, em uma das principais áreas de turismo ecológico do estado do Amazonas, Presidente Figueiredo está a apenas duas horas de distância da capital.
O município atrai turistas do mundo inteiro. Em uma mesma região, a cidade reúne dezenas de grutas, cavernas, cachoeiras, igapós e corredeiras, que podem ser acessados facilmente.

Cachoeira da Neblina
Para quem gosta de unir aventura e natureza, a dica é uma queda d’água de 35 metros de altura conhecida como Cachoeira da Neblina. O nome do atrativo é em função do efeito que as gotículas de água apresentam no local, formando uma verdadeira névoa aos olhos dos visitantes.
A aventura começa antes mesmo de chegar até a cachoeira. Para acessar, é preciso percorrer uma trilha de seis quilômetros (12 quilômetros, ida e volta), o equivalente a duas horas de caminhada. A trilha é plana e sem muitos desafios, o que torna o trajeto menos cansativo. Para os fãs de adrenalina, é possível realizar atividade de rapel na queda d’água, unindo a beleza da natureza com a emoção do turismo de aventura.

Gruta da Judeia
A Gruta da Judéia é um lugar mágico que transporta o visitante a uma verdadeira viagem no tempo. Com um visual de uma natureza imponente e ancestral. No topo da gruta, existe uma fissura por onde a água passa e cai em formato de cascata, originando uma piscina natural de uma fascinante cor avermelhada.
Caverna do Maroaga
Com um visual impressionante, a Caverna do Maroaga tem o incrível formato de um portal com uma queda d’água na frente, onde seus visitantes podem se refrescar. Cercada por uma vegetação verde e intensa, a caverna é um oásis em meio a mata fechada e encanta com misteriosos túneis e galerias que ficam no seu interior.
De acordo com lendas locais, o nome da caverna é uma homenagem a um líder indígena chamado Maroaga, da etnia Waimiri-Atroari, que teria usado a caverna como esconderijo para sua tribo.

Como chegar
O trajeto até Presidente Figueiredo é feito via terrestre, por meio da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), em uma viagem que dura cerca de duas horas.
Para os visitantes que optam por não ir de carro particular, é possível fazer o trajeto em ônibus que saem todos os dias da Rodoviária de Manaus. O valor das passagens do transporte custa, em média, R$ 40.
Também é possível fechar pacotes com agências de viagens que incluem o traslado do aeroporto ou do hotel até o atrativo escolhido em Presidente Figueiredo.
Atendimento ao turista
Todos os atrativos têm trilhas de acesso ou estão localizados em área de Proteção Ambiental (APA), por isso é obrigatória a contratação de um guia turístico credenciado, que pode ser contratado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na entrada de Presidente Figueiredo. O contato do CAT é (92) 3324-2929.