Manaus, 3 de dezembro de 2021

Turismo

Foto: João Viana/Semcom
Foto: João Viana/Semcom Foto: João Viana/Semcom

Praia da Ponta Negra, em Manaus, segue liberada apenas nos dias úteis

Acesso fecha aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.

Da redação

A praia do complexo turístico Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, segue liberada para o público apenas nos dias úteis da semana. Por conta da pandemia, o acesso à área de praia está fechado aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.

LEIA TAMBÉM: Saiba as normas de uso e horários da praia da Ponta Negra, na pandemia

Com isso, a praia fica livre para os banhistas de segunda a sexta-feira. O horário para uso do espaço é das 6h às 17h. O horário indicado para o banho é até as 17h.

Praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Foto: João Viana/Semcom

O Portal Edilene Mafra confirmou as informações junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), nesta semana. O órgão municipal é responsável por gerenciar o parque.

O calçadão está liberado todos os dias da semana, para atividades ao ar livre, como corridas e caminhadas. “Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus ressalta a importância de proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool em gel, além da manutenção do distanciamento mínimo”, afirmou o Implurb.

Segurança

A Prefeitura de Manaus destacou que os frequentadores devem respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.

A recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. O município também lembrou que é preciso ter cuidado com as crianças dentro do rio.

Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo.

Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Embarcações na praia

Nesta semana, a Prefeitura de Manaus divulgou informações que reforçam os protocolos e medidas de uso correto da praia para embarcações como lanchas e jet ski.

Segundo o Município, no domingo (25/7), diversas situações de risco foram verificadas e acompanhadas pela comissão que atua na gestão do parque. A prefeitura precisou acionar a Marinha do Brasil.

“Em uma delas, um jet ski passava muito próximo de banhistas que estavam em uma lancha, nadando, fazendo banzeiro e colocando em risco as pessoas no rio. O mesmo aconteceu com outros jet skis perto da área destinada aos banhistas da praia”, informou a prefeitura.

Conforme o Implurb, as embarcações devem manter distância de 200 metros das praias. Os frequentadores também devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros.

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), que integra a Marinha do Brasil, informou que realiza, regularmente, fiscalizações nos rios da Amazônia Ocidental, incluindo a região do Tarumã. As ações se focam na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica ocasionada por embarcações.

“Em nota, a Marinha informou que, além das atividades de fiscalização, os militares conscientizam e orientam os motonautas quanto ao cuidado com os banhistas, mantendo a distância de 200 metros das praias e quanto à obrigatoriedade de uso do colete salva-vidas”, destacou a Prefeitura de Manaus.

Para informações, denúncias ou orientações, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental coloca à disposição da população os números: (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, e 185 – Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais.

COMPARTILHE