Manaus, 28 de abril de 2024

Turismo

Foto: Clóvis Miranda/Semcom
Foto: Clóvis Miranda/Semcom Foto: Clóvis Miranda/Semcom

‘Parque Amazonino Mendes’ terá cenário com cobra gigante, em Manaus

Escultura vai ter seis metros de altura e 30 metros de comprimento.

Com informações da assessoria

O ‘Parque Amazonino Mendes’ terá cenário com cobra gigante, em Manaus. O animal vai ter seis metros de altura e 30 metros de comprimento, sendo uma das maiores esculturas de animais no local.

O parque cênico e interativo está em fase de construção. Localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas Zonas Leste e Norte, o espaço vai contar com esculturas gigantes.

Segundo a prefeitura, o animal do cenário é uma escultura gigante, que vai parecer saída do folclore amazônico, que fala de uma imensa cobra.

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

Atualmente, os operários e artistas trabalham no chapisco da estrutura, que é uma das fases das técnicas usadas para a construção das esculturas gigantes. O chapisco é uma argamassa feita de cimento e areia grossa para fazer a cobertura nos animais de grandes dimensões.

Como explica o escultor Stevan Gomes, o chapisco é a primeira fase de aplicação de cimento, que será seguida de acabamentos de arte na massa até refinamento detalhado de pele, olhos, cabeça, dorso, ventre e presas ou dentes, além da cauda.

A área total do parque envolve 134 mil metros quadrados, com projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

CURIOSIDADE

O escultor explica que a cobra que está sendo construída no parque é a que simboliza a espécie da sucuri predominante na região e no Amazonas. A representação será mais próxima, inclusive nas cores.

“Ela tem uma cor amarelo-ocre de fundo, com um verde-musgo, com pintas que parecem com as da onça”, completou Stevan Gomes.

ETAPA CÊNICA

De acordo com o Implurb, a construção terá cenários interativos temáticos, com rampas de escalada, escorregadores, área molhada, entre outros. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para as crianças e interativos para os adultos.

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

PARQUE AMAZONINO MENDES

O parque é resultado de um convênio firmado entre Prefeitura de Manaus e governo do Estado, com dois quilômetros de extensão. A primeira etapa do espaço foi entregue no aniversário de Manaus, em outubro de 2023.

A terceira fase tem um conjunto habitacional dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!