Manaus, 24 de julho de 2024

Turismo

Foto: Marcely Gomes/Semcom
Foto: Marcely Gomes/Semcom Foto: Marcely Gomes/Semcom

Praia da Ponta Negra fica interditada de quinta até domingo

A interdição atende a um decreto do prefeito David Almeida.

Da redação

Com o feriado de Corpus Christi, a praia do Complexo Turístico Ponta Negra ficará fechada a partir desta quinta-feira (3/5) até o domingo (6/6). A interdição atende a um decreto do prefeito David Almeida que flexibilizou o funcionamento do balneário durante a pandemia da Covid-19.

Conforme o decreto, o acesso à praia está permitido apenas nos dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h as 17h. O documento proíbe o uso da praia nos feriados e pontos facultativos.

O acesso à praia será liberado na segunda-feira (7/6). O banho no Rio Negro é permitido até as 17h.

Praia da Ponta Negra, em Manaus. Foto: Marcely Gomes/Semcom

Pandemia e cheia

Além das questões de enfrentamento do novo coronavírus, o Amazonas vive agora a maior cheia do rio Negro. Com a enchente, a área de praia está reduzida, e os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança.

Apesar do rio cheio, a praia perene está nivelada. Desde 2011, a praia não desaparece mais sob as águas do Negro, durante a enchente. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como as de Copacabana, no Rio de Janeiro, e ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes. A praia perene tem 4,8 mil metros quadrados.

A praia segue interditada nos finais de semana, feriados e pontos facultativos, e agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário, que é gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Segurança no rio

Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas. A Prefeitura de Manaus alertou que os frequentadores devem respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!