Um letreiro turístico será instalado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. A estrutura terá vista para o Teatro Amazonas, e a previsão é que esteja disponível a partir de fevereiro de 2022.
Nesta quinta-feira (27/1), técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Marcos Apolo Muniz, fizeram uma visita técnica ao Largo de São Sebastião. Eles verificaram os melhores pontos e ângulos para a instalação.
“Agora, além de poder fazer uma foto na frente do Teatro, se poderá levar a lembrança com esta marca, que é o letreiro, fazendo parte da composição fotográfica e do cenário da capital”, disse Marcos Apolo.
A previsão é que a instalação do letreiro ocorra no mês de fevereiro. O primeiro foi instalado no complexo turístico Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
De acordo com o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o mobiliário será replicado em outros pontos, como a Praça da Matriz, no Centro de Manaus, e no futuro arque Encontro das Águas.
Estrutura
O letreiro turístico da Ponta Negra tem 10,50 metros de comprimento, 2,80 metros de altura, traz as letras da palavra ‘Manaus’ e elementos vazados, como corações e árvores. Todo o corpo do mobiliário foi construído usando chapas metálicas, com estruturas em uma base de concreto para fixação segura.
A iluminação cênica vai proporcionar interatividade com o público, além de acompanhar as campanhas de saúde que usam as cores como referência.
Teatro Amazonas
Inaugurado em 1869 e localizado no Largo de São Sebastião, o Teatro Amazonas é um dos 50 monumentos urbanos do mundo, conforme lista do jornal The Guardian. Atualmente, o Teatro Amazonas consta na lista indicativa a Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Monumento de arquitetura ímpar e história singular, o Teatro Amazonas tem intensa ocupação artística e programação semanal, além de ser palco e cenário de famosos festivais e espetáculos.