Manaus, 9 de agosto de 2022

Turismo

Foto: Michael Dantas/SEC-AM
Foto: Michael Dantas/SEC-AM Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Lei garante visita gratuita a museus e prédios históricos do Amazonas

O benefício da gratuidade será em um dia fixo por semana.

Da redação

Uma lei estadual agora garante direito à entrada gratuita de amazonenses em museus e prédios históricos no Estado. A gratuidade vai ocorrer em um dia fixo por semana. Entenda como funcionará.

De acordo com a Lei n° 5.978/2022, sancionada recentemente, o benefício poderá não ser concedido em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais, municipais ou ponto facultativo.

Teatro Amazonas. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Como vai funcionar

O dia da visita será escolhido pela administração do local, preferencialmente em dias de menor fluxo de turistas.

A visita gratuita poderá ser realizada mediante apresentação de documento oficial de nascimento ou título honorífico, no guichê de venda de ingressos.

A Lei n° 5.978/2022 é de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), que diz que o principal objetivo é proporcionar à população a oportunidade de conhecer melhor a história do Amazonas.

Segundo dados da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os amazonenses representam apenas 25% do público que frequenta os museus mantidos pelo Estado. A parlamentar acredita que um dos maiores obstáculos para o público local seja a condição financeira.

“É importante dar essa oportunidade às pessoas que não têm condições financeiras de pagar um ingresso, para que conheçam mais sobre a cultura, a história e o patrimônio do Estado do Amazonas” afirmou Mayara.

COMPARTILHE