As atividades presenciais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, foram retomadas a nesta segunda-feira (29/3). O Bosque da Ciência continua fechado para as visitas.
O retorno gradual de servidores, empregados públicos, estagiários, colaboradores, bolsistas e estudantes seguirá três fases de retorno, com intervalo de duas semanas entre cada uma. Cada ambiente de trabalho não deve ultrapassar o limite máximo de 30% de sua capacidade física.
De acordo com o Inpa, as orientações e medidas de proteção para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus devem ser seguidas.
As atividades acadêmicas presenciais de bolsistas, alunos de pós-graduação e estudantes que cumprem estágio supervisionado em alternância com as atividades remotas retornarão na fase 3, conforme a Portaria Nº 141/2020/SEI-INPA e a PO Nº 226/2021/SEI-INPA.
Trabalho remoto
O trabalho remoto permanece para servidores e empregados públicos que se enquadrem em condições ou fatores de risco como idade igual ou superior a 60 anos e doenças crônicas graves, além de gestantes e lactantes.
Também continuam trabalhando de casa aqueles que possuem filhos em idade escolar ou inferior que estejam com aulas presenciais suspensas por forma de norma local, e não há cônjuge, companheiro ou outro familiar adulto na residência apto a prestar assistência e os que coabitam com pessoas enquadradas em qualquer dessas situações de risco.
Bosque da Ciência
O Inpa informou que as visitações públicas ao Bosque da Ciência permanecem sem definição de data para retorno. O espaço abriga vegetação de floresta, animais da fauna amazônica de vida livre e atrativos para visitação turística.
O bosque fica dentro da sede do Inpa, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. A entrada é pela Rua avenida Bem Te Vi (antiga Rua Otávio Cabral).