A iniciativa ‘Volunturismo na Amazônia‘ abriu inscrições para uma imersão em turismo no Amazonas. A atividade será na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em Itapiranga (a 339 km de Manaus), entre 8 e 11 de junho de 2023. Saiba como participar.
A atividade é realizada pela Braziliando, negócio de impacto social que atua com turismo sustentável, com apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Braziliando.
‘VOLUNTARISMO’
A ação busca incentivar o turismo de base comunitária e o voluntariado.
Durante a imersão, os participantes vão praticar o ‘volunturismo’, união das palavras ‘voluntariado’ e ‘turismo’. Nessa atividade, o viajante combina o passeio turístico com o trabalho voluntário.
A proposta é levar o visitante a vivenciar a cultura ribeirinha, se conectar com a natureza e apoiar na estruturação e validação do turismo de base comunitária na região.
COMO PARTICIPAR
Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected], para obter informações sobre valores e reserva.
COMO SERÁ A ATIVIDADE
De acordo com a FAS, os volunturistas irão validar as atividades turísticas, avaliar a experiência e contribuir com sugestões de melhoria, enquanto fazem registros audiovisuais e apoiam na construção dos materiais sobre a vivência.
“Os participantes do volunturismo contribuirão para melhorias no receptivo turístico, serviços prestados pela comunidade e pela equipe da pousada comunitária”, explicou a supervisora de Empreendedorismo da FAS, Thaís Oliveira.
Serão quatro dias de vivência, com partida de Manaus para Itapiranga no dia 8 de junho. Da Itapiranga, os voluntários seguirão para uma comunidade ribeirinha, na RDS do Uatumã. O retorno para a capital ocorre no dia 11 de junho.
O roteiro inclui conhecer aspectos que fazem parte da vida da comunidade, como medicina da floresta, agrofloresta e sustentabilidade. Além disso, as refeições serão com pratos da culinária regional.
As atividades também contam com canoagem, banho de folhas, caminhada na floresta, roda de conversa na fogueira, piquenique e banho de rio.
A COMUNIDADE
A comunidade ribeirinha que vai receber os voluntários está localizada em uma Unidade de Conservação (UC) estadual, a RDS do Uatumã. No local, a maioria dos moradores vive de atividades como manejo florestal, agricultura, turismo, pesca e artesanato.
“Fortalecer o turismo comunitário é um sonho antigo da população local”, destacou a FAS.
Há mais de 10 anos, a fundação contribui para o empoderamento comunitário e a qualificação do empreendedorismo naquela região. Em 2019, a instituição inaugurou uma pousada comunitária, investimento essencial para impulsionar o turismo na região, e o empreendimento é liderado coletivamente pela própria comunidade.