Os Jardins Botânicos espalhados pelas cinco regiões do país, são destinos que oferecem lazer, festivais e cenários deslumbrantes, desempenhando também um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na educação ambiental. Confira os destinos.
Não importa o motivo da sua viagem, seja pelas flores, pelo clima ameno ou pela expectativa de locais não tão cheios em relação à outras épocas do ano, as opções de passeios são muitas.
A informação foi divulgada pela Agência de Notícias do Turismo.
LEIA MAIS
- Turismo Social: Sesc Amazonas realiza excursão para o Rio de Janeiro em novembro
- De Wesley Safadão a Belo: veja as opções de shows para outubro de 2025, no AM

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲
CONHEÇA OS JARDINS DAS REGIÕES DO BRASIL
REGIÃO SUDESTE
- Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ): Um dos mais famosos e antigos do país, com uma vasta coleção de plantas e monumentos históricos.
- Jardim Botânico de Belo Horizonte (Belo Horizonte, MG): Integrado à Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, oferece uma rica experiência em meio à natureza.
REGIÃO SUL
- Jardim Botânico de Curitiba (Curitiba, PR): Conhecido por sua estufa de vidro em estilo art nouveau, um dos principais cartões-postais da cidade.
- Jardim Botânico de Porto Alegre (Porto Alegre, RS): Possui uma vasta área verde com coleções de plantas nativas do Rio Grande do Sul, incluindo espécies ameaçadas de extinção, além de trilhas e um museu de ciências naturais.
REGIÃO CENTRO-OESTE
- Jardim Botânico de Brasília (Brasília, DF): Preserva o cerrado e oferece trilhas e espaços para educação ambiental.
- Jardim Botânico de Goiânia (Goiânia, GO): Um refúgio verde na capital goiana, com coleções de plantas nativas.
REGIÃO NORDESTE
- Jardim Botânico de Salvador (Salvador, BA): Localizado no bairro de São Marcos, é um importante espaço de lazer e pesquisa.
- Jardim Botânico de João Pessoa – Benjamin Maranhão (João Pessoa, PB): Também conhecido como Mata do Buraquinho, é uma área essencial para a conservação da Mata Atlântica na capital paraibana.
REGIÃO NORTE
- Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia (Belém, PA): Um pedaço preservado da floresta amazônica no coração de Belém.
- Museu da Amazônia (MUSA) – Jardim Botânico de Manaus (Manaus, AM): Oferece uma imersão completa na floresta, com trilhas educativas e uma impressionante torre de observação.