Manaus, 3 de maio de 2024

Turismo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Confira pontos turísticos com as melhores vistas do Rio de Janeiro

Corcovado e Pão de Açúcar estão na lista.

Com informações da assessoria

O Rio de Janeiro conta com inúmeros pontos turísticos, com belas paisagens, entre eles, o Corcovado, Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea. Pensando nisso, a 123milhas listou as melhores vistas da ‘Cidade Maravilhosa’ para o turista se apaixonar.

Morro do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Morro do Pão de Açúcar

Um dos cartões-postais mais belos do Rio de Janeiro, o Morro do Pão de Açúcar oferece uma vista deslumbrante de toda a cidade. Partindo da Praia Vermelha, os visitantes pegam o primeiro teleférico, que leva ao Morro da Urca, e de lá um segundo, até o topo do Morro do Pão de Açúcar, localizado a 396 metros do nível do mar.

Do alto dos dois morros se descortina-se uma deslumbrante paisagem, que inclui a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara. Dá pra ver até mesmo o Aeroporto Santos Dumont e a famosa Ponte Rio-Niterói. O funcionamento do bondinho é das 8h30 às 20h, com o último embarque às 18h30.

A melhor forma de adquirir ingressos para o Bondinho no Rio de Janeiro é comprar antecipadamente pela internet. Os bilhetes custam a partir de R$ 75 e podem variar de acordo com a opção desejada. Crianças e moradores da Grande Rio têm descontos especiais. Existem ainda opções de tour com acesso rápido, histórico, ecológico e pelos bastidores do complexo.

Morro do Corcovado

No alto do morro do Corcovado fica o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. A estátua do Cristo começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 a 1931, quando o monumento foi inaugurado.

O morro está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade. Ao todo são 220 degraus que levam até os pés da famosa estátua, eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em votação organizada em 2007.

Para chegar ao monumento, há um passeio de trem, que dura 20 minutos. Para facilitar o acesso dos visitantes, foram construídos três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes.

Roda-gigante Yup Star

A Yup-Star é uma roda-gigante de observação com 88 metros de altura, com vistas para a Cidade Maravilhosa e pontos turísticos, além de um café. Vale a pena apreciar o pôr do sol na segunda maior roda-gigante da América Latina.

Suas 54 cabines dão a volta completa em 20 minutos. Desde que inaugurou, em 2019, a Yup Star é uma das estrelas do Boulevard Olímpico, que transformou a zona portuária do Rio de Janeiro num corredor de atrações turísticas imperdíveis.

Roda-gigante Yup Star no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Pedra do Arpoador

O Arpoador é uma das praias preferidas de cariocas e turistas pela beleza de sua paisagem e pelas condições favoráveis para a prática do surfe, tanto no verão quanto no inverno. Possui 800 m de extensão entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano.

Não deixe de visitar as pedras do Arpoador, o local mais oportuno para se apreciar a vista para o mar e o pôr do sol. O nome do local provém do fato de que era possível, no passado, arpoar-se baleias nas proximidades da costa.

Mirante Dona Marta

Do alto de seus 360 m, o Mirante Dona Marta proporciona uma das vistas mais incríveis da cidade, garantindo o título de um dos pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro. De lá dá para ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e muito mais.

A pé, o acesso é feito pelo Morro Dona Marta. É preciso subir até o topo da favela e seguir pela trilha, com tempo de 30 a 50 minutos. Íngreme, o percurso tem grau de dificuldade que pode variar de médio a alto.

Mais fácil, o acesso de carro é feito pelo Cosme Velho. Siga a Ladeira dos Guararapes, na direção do Corcovado, até avistar uma placa indicando o mirante. Há estacionamento no local. Abre de segunda a sexta, das 8h até ás 17h. Permanece fechado aos fins de semana e feriados.

Mirante Dona Marta no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Vista Chinesa

O famoso mirante da Vista Chinesa foi construído entre 1902 e 1906. Localizado no Parque Nacional da Tijuca, o templo em estilo oriental é uma homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil, no começo do século XIX. É um importante ponto turístico da cidade, na região do Horto, de onde se tem uma deslumbrante vista da zona sul da cidade e da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Para quem vai acessar a partir da Tijuca ou da Barra da Tijuca, deve-se subir até o Alto da Boa Vista e lá pegar a Estrada Dona Castorina, seguindo em direção ao Horto. Os visitantes da zona sul devem seguir pela rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, até acessar o Parque Nacional da Tijuca, e caminhar em direção à Vista Chinesa. São cerca de 5 km de caminhada em vias asfaltadas por dentro da Floresta da Tijuca. A Vista Chinesa fica aberta diariamente, das 8h às 17h, e o acesso é gratuito.

Pedra Bonita

Do alto da Pedra Bonita, uma visão espetacular da Pedra da Gávea e das praias da Barra, São Conrado, Leblon e Ipanema, além do Morro Dois Irmãos, Floresta da Tijuca e algumas partes da Zona Sul, deixa os turistas deslumbrados.

Pedra Bonita no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

A trilha da Pedra Bonita está localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, e tem percurso de cerca de 20 minutos. A caminhada é agradável e passa por áreas de reflorestamento com mata fechada. A trilha começa na Estrada da Pedra Bonita, na orla de São Conrado. Há estacionamento e, no mesmo local, funciona a rampa de voo livre do Rio, cartão-postal da cidade que merece ser visitado e admirado.

O local fica aberto diariamente, das 8h às 17h (só é permitido que inicie a trilha até 15h, para que dê tempo de voltar antes do fechamento do parque).

Parque da Catacumba

O Parque da Catacumba está situado em uma área reflorestada na década de 1970. Com quase 27 hectares, a reserva possui uma grande diversidade de árvores, plantas e flores. Na parte baixa, várias esculturas podem ser admiradas ao ar livre. Caminhos pavimentados e pequenas praças com chão de pedra tornam o lugar perfeito para caminhadas e piqueniques.

Uma trilha de 600 metros dá acesso ao mirante do Sacopã, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Jardim Botânico, além da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos. O lugar funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. O acesso é feito pela Avenida Epitácio Pessoa, 3000.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!