Manaus, 17 de junho de 2024

Turismo

Foto: Acervo do Inpa
Foto: Acervo do Inpa Foto: Acervo do Inpa

Bosque da Ciência realiza a ‘Semana do Meio Ambiente’ com atividades gratuitas em Manaus

Programação ocorre de 5 a 7 de junho de 2024.

Da Redação

O Bosque da Ciência, na Zona Sul realiza a ‘Semana do Meio Ambiente‘ com atividades gratuitas em Manaus. A programação ocorre de 5 a 7 de junho de 2024, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Confira.

Serão realizadas cerca de 30 atividades no parque verde urbano, como:

  • Ações educativas com foco na Amazônia;
  • Exposições;
  • Oficinas interativas;
  • Atividades de reciclagem e
  • Visitas monitoradas

ACESSO AO BOSQUE DA CIÊNCIA

A entrada no local é gratuita, mais é necessário realizar agendamento pelo site neste link: (https://bosquedacienciaam.wixsite.com/agendamento).

Foto: Acervo do Inpa

PROGRAMAÇÃO NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

5 DE JUNHO – ‘DIA D’

A abertura do  evento ocorre na quarta-feira, 5 de junho, às 10h, na ilha da Tanimbuca do Bosque da Ciência, com a participação do diretor do Inpa, Henrique Pereira. Será lançado o novo mascote do Bosque, o ‘Bosquinho’ que terá um papel lúdico e interativo com os visitantes.

Laboratórios e projetos do Inpa mostrarão suas principais produções científicas através de exposições em tendas nas trilhas do Bosque. Os temas abordados incluem a biodiversidade amazônica com as exposições:

  • ‘Mundo dos Insetos'(Projeto de Popularização da Ciência Coleção Zoológica de Invertebrados do Inpa),
  • ‘Oficina das Aranhas Caranguejeiras’ (Laboratório Invertebrados terrestres),
  • ‘Quelônios da Amazônia” (Centro de Quelônios da Amazônia- Cequa),
  • ‘Insetos Aquático (Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos- Lacia),
  • ‘Vida de Gavião Real’ (Projeto Harpia) e
  • ‘Mamíferos Aquáticos (Laboratório de Mamíferos Aquáticos/LMA e Associação Amigos do Peixe-boi/Ampa).

Além das atividades voltadas para as crianças, a programação contará com conteúdos de interesse dos jovens e adultos, como a exposição ‘Meliponicultura e Etnobiologia’. Outro assunto é o ‘Controle Biológico de Doenças Tropicais’, que será exposto pelo Laboratório de Pesquisas sobre Malária e Dengue.

6 E 7 DE JUNHO – ATVIDADES EDUCATIVAS

O Programa Ciência na Escola (PCE) do Bosque da Ciência participará das atividades da programação na quinta e sexta-feira, 6 e 7 de junho de 2024.

Entre as atividades educativas do PCE serão abordados tema como a ‘água’. Será apresentado o purificador de água à base de energia solar, o Ecolágua.

A temática da proteção das árvores será tratada na atividade sobre agrofloresta sucessional ‘Agricultura sintrópica de Ernst Götsch- exemplo inspirador’ e na oficina ‘Reciclagem de papel’, na exposição de telas feitas com madeira reaproveitada e pinturas com temática ambiental.

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

O Bosque da Ciência abre seis dias da semana para visitação: de terça a domingo.

De terça a sexta-feira, o horário para visitação é das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Aos sábados, domingos e feriados, o público pode fazer as visitas das 9h às 16h30.

BOSQUE DA CIÊNCIA

O Bosque da Ciência foi inaugurado em 1º de abril de 1995, é um espaço dedicado à divulgação cientifica, educação e lazer, que abriga uma vegetação florestal, animais da fauna amazônica de vida livre e atrativos para a visitação turística.

O espaço fica dentro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Zona Sul de Manaus. A entrada é pela Rua Avenida Bem Te Vi, antiga Rua Otávio Cabral.

Para mais informações, dúvidas e sugestões, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected], ou no Instagram @bosque.inpa.

BOSQUE DA CIÊNCIA

O Bosque da Ciência fica dentro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Zona Sul de Manaus. A entrada é pela Rua Avenida Bem Te Vi, antiga Rua Otávio Cabral.

Mais informações, dúvidas e sugestões, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected], ou no Instagram @bosque.inpa.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!