O Balé Folclórico do Amazonas vai apresentar o espetáculo ‘Dançando Nossos Compositores’, na sexta-feira (23/10). O evento será a partir das 18h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro de Manaus.
A apresentação terá duração de 40 minutos. As inscrições, feitas pelo Portal Cultura Amazonas, já foram encerradas.
Segundo a diretora Conceição Sousa, será a sexta vez que a companhia exibe a montagem a partir de pequenas cenas coreográficas. Ela contou que o balé entra em cena com 17 bailarinos, com o cuidado de dividi-los em grupos para evitar aglomeração em cumprimento aos protocolos de segurança.
“Por ser um espetáculo com cenas de grupos menores, fica mais fácil de trabalharmos com a adaptação feita com os bailarinos separados. Fizemos alternância também entre eles para algumas cenas”, comentou a diretora.

Repertório
Conceição Sousa adiantou que serão apresentadas composições de artistas que imprimem, de forma lírica, o sentimento, a audácia, o caráter e o temperamento do povo amazonense. No repertório, estão nomes como Raízes Caboclas, Celdo Braga, Antônio Pereira, Sidney Rezende, Aníbal Beça, entre outros.
“Nossa proposta é resgatar as composições de amazonenses, que, de forma lírica, despertam os sentimentos da população. Por isso, tivemos a preocupação de utilizarmos somente cantores e compositores da nossa terra”, disse a diretora.
Conceição assina direção artística, composição, roteiro e pesquisa musical.
O Balé Folclórico do Amazonas conta com coreografias de Eduardo Amaral, Conceição Sousa, Felipe Cassiano, Magda Carvalho, Branco Souza. O grupo tem como ensaísta o bailarino Rodrigo Collares.
Protocolos contra a Covid-19
De acordo com o Governo do Amazonas, o Centro Cultural Palácio da Justiça adotou os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local.
O uso de máscara é obrigatório. A saída do público, após os eventos, é realizada de forma imediata, e não é permitida a permanência do público nos corredores do espaço.