Manaus, 15 de junho de 2024

Turismo

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Amazonastur divulga o Cadastur, plataforma gratuita que conecta turistas a estabelecimentos legais

Entenda como o sistema funciona para o prestador do serviço e para o turista.

Da redação

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) está divulgando o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A ferramenta gratuita conecta turistas a estabelecimentos legais. No Amazonas, o Cadastur possui 2.862 empresas cadastradas de 15 diferentes ramos de atividades. Entenda como o sistema funciona para o prestador do serviço e para o turista.

O Cadastur é um programa do Ministério do Turismo (MTur). A plataforma possui o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

Amazonastur está divulgando o Cadastur. Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

De acordo com a Amazonastur, o sistema reúne um banco de dados com empresas de diversos ramos que atuam no turismo em todo o Brasil. O turista, ao decidir o destino para onde quer, pode procurar no site do Cadastur uma lista completa dos estabelecimentos em todo o país.

Ao acessar o site (https://bityli.com/HQvu6 ) e clicar no Estado do Amazonas, por exemplo, o visitante tem acesso ao endereço, CNPJ, contato telefônico e outras informações do estabelecimento escolhido.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destaca que ao utilizar um estabelecimento inserido no Cadastur, o turista tem a segurança de que aquele prestador de serviço é seguro, recebe qualificação e direcionamento do Ministério do Turismo e da Amazonastur.

“Esse sistema serve como uma bússola para o turista com informações seguras e precisas, além de também garantir ao prestador benefícios que podem potencializar as ações desenvolvidas pelo seu estabelecimento. Ao utilizar prestadores do Cadastur, o visitante também estará combatendo o turismo ilegal e, consequentemente, a prática de crimes como exploração sexual de crianças e adolescentes e os contra o meio o ambiente, como o manuseio de animais silvestres”, disse Litaiff.

Amazonas no Cadastur

Entre as empresas que fazem parte do Cadastur no Amazonas estão agência de turismo, restaurante, bar, guia de turismo, meio de hospedagem, locadoras de veículos e parque aquático.

“O nosso principal objetivo é fazer com que o turista tenha uma experiência maravilhosa e que volte ao nosso Estado”, disse o presidente da Amazonastur.

Benefícios ao prestador

O prestador de serviço turístico que faz parte do Cadastur tem uma série de benefícios como: acesso a financiamento; apoio em eventos, feiras e ações do MTur; incentivo à participação em programas e projetos o governo federal; participação em programas de qualificação; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

Para ser inserido no sistema o prestador precisa estar formalizado e realizar o cadastro site (https://bit.ly/34kJVN6), onde há um passo a passo.

Caso o prestador queira tirar alguma dúvida, a Amazonastur, por meio do Departamento de Registro e Sensibilização, pode orientar os interessados pelo telefone: (92) 2101-8180.

O cadastro é gratuito, e obrigatório para algumas atividades, de acordo com as leis 11.771 de 2018 e 8.623 de 1993.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!