Manaus, 21 de julho de 2024

Teatro

Foto: Henrique Campelo
Foto: Henrique Campelo Foto: Henrique Campelo

Teatro: espetáculos de companhia do Amazonas entram em circulação nacional

Apresentações ocorrem em Minas Gerais, neste mês de setembro.

Com informações da assessoria

Dois espetáculos do Grupo Jurubebas de Teatro, uma companhia do Amazonas, entram em circulação nacional, neste mês de setembro. As apresentações ocorrem em Minas Gerais, no sudeste, neste sábado, 9 de setembro, e nos dias 16 e 29 de setembro de 2023.

Quarto Azul‘, espetáculo que está em cartaz há seis anos, desembarca nas cidades de Araçuaí, neste sábado, 9 de setembro, e Matias Barbosa, dia 29 de setembro.

Espetáculo ‘Quarto Azul’. Foto: Henrique Campelo

‘Desassossego’, espetáculo premiado em festivais do Amazonas, São Paulo e Distrito Federal, desembarca em Belo Horizonte no dia 16 de setembro, na programação do maior festival de cenas curtas do Brasil, o Cenas Curtas Galpão Cine Horto.

Espetáculo ‘Quarto Azul’. Foto: Henrique Campelo

SINOPSE

  • ‘Quarto Azul’

‘Quarto Azul’ conta a história de um casal no começo do relacionamento.

O primeiro encontro, o primeiro beijo, a primeira relação, tudo é apresentado de forma cômica e romântica.

Protagonizada por Felipe Jatobá e Leandro Paz, a trajetória da peça tem mais de 15 indicações e quatro prêmios em eventos nacionais.

“Quarto Azul tem um significado muito especial. Além de contar a nossa história, traz uma narrativa que cria de imediato uma identificação com todos aqueles que já se apaixonaram um dia. Esse trabalho também é uma forma sutil de mostrar que, para o amor, o preconceito deve passar longe”, disse Leandro, que também é o sonoplasta do projeto.

Espetáculo ‘Desassossego’. Foto: Felipe Maya Jatobá
  • ‘Desassossego’

‘Desassossego’ é um recorte do período pandêmico em Manaus, que em janeiro de 2021 sofreu com a falta de oxigênio nos hospitais.

Em cena há três corpos representativos – um ator indígena, uma atriz transsexual e uma professora -, que apresentam seu cotidiano de confinamento durante o período de distanciamento social.

A obra estreou em setembro de 2021 e foi bem recebida pela crítica. Já foi apresentada em Manaus, Brasília, Vinhedo (SP) e, agora estreia em Belo Horizonte (MG).

“Em 2023, o retorno do espetáculo se deu no palco do Teatro Amazonas. Nada mais simbólico que receber uma benção de todos os deuses e deusas que passaram por aquele palco antes de levarmos nossas vivências para outros estados do Brasil”, disse Felipe.

GRUPO JURUBEBAS

O Grupo Jurubebas foi fundado em 16 de dezembro de 2016. Em sete anos de atuação em Manaus, já circulou por todas as regiões do Brasil.

Tem mais de 20 participações em festivais nacionais e internacionais.

Felipe Maya Jatobá, ator e diretor do grupo, celebra a circulação nacional das produções da companhia.

“Poder levar uma produção amazonense para o mercado cultural dos festivais nacionais é uma conquista não só para nós que estamos nessa programação, mas abre um caminho para que outros grupos do Amazonas possam ter um trabalho também reconhecido”, afirmou.

ARTISTAS

O Grupo Jurubebas de Teatro afirmou que atua valorizando os novos talentos da cena teatral de Manaus.

“Possibilita que esses nomes ainda pouco conhecidos possam ganhar reconhecimento pela dedicação e trajetória dentro do processo de construção de sua carreira”, disse a companhia.

As atrizes Nicka e Raiana Prestes, ambas de 21 anos de idade, já participaram de festivais locais e regionais, com indicações a premiação de Melhor Atriz nos Festival de Teatro da Amazônia (AM) e Festival de Teatro do Tapajós (PA).

Leandro Paz, 26, foi premiado no XV Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (MG) neste ano, e já esteve presente em festivais nas cidades de Brasília (DF), Ponta Grossa (PR), Santarém (PA), Viçosa (MG) e, agora, Belo Horizonte, Araçuaí e Matias Barbosa (MG).

Os trabalhos são dirigidos por Felipe Maya Jatobá, artista amazonense que há 13 anos atua nos segmentos das artes da cena, produção cultural e audiovisual. Também é co-autor do livro ‘Amazonas Dramaturgia Vol.2’, pela diretora Diversa, de São Paulo.

OUTROS NORTES

O Grupo Jurubebas também está confirmado para o II Festival Dulcina de Teatro, que ocorrerá em novembro em Brasília (DF).

Em Manaus, o grupo realizará a segunda edição do curso ‘Jovens Produtores’ em janeiro de 2024, com turmas nos bairros São José Operário e Santa Etelvina, e apoio do Conselho Municipal de Cultura, por meio do edital Manaus Faz Cultura 2023.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!