O espetáculo Ühpü – Corpo será apresentado na 14ª Mostra de Teatro do Amazonas, da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), nesta quinta-feira (22/4). A peça concorre ao melhor espetáculo escolhido por júri popular em contagem de likes no vídeo e quantidade de menções no storie da Fetam no Instagram (@fetam.teatro).
A apresentação do espetáculo gratuito será online e ocorrerá às 19h desta quinta, no canal da Fetam, com acessibilidade de audiodescrição e transcrição em Libras. A classificação é livre.
O debate sobre o espetáculo acontecerá no domingo (25/4), às 13h, na plataforma Zoom. O link estará disponível na bio do Instagram da Fetam.
Como votar
Para escolher o espetáculo favorito, o público terá duas formas de votar. Uma é curtir o vídeo que ficará disponível por 24 horas no canal da Fetam no YouTube. A outra forma é compartilhar, no storie, uma foto em que esteja assistindo o espetáculo e mencionar o perfil da federação.
Os três espetáculos escolhidos pelo público receberão um troféu e premiação em dinheiro.
Mostra
A programação da 14ª Mostra de Teatro do Amazonas começou no dia 1º de abril, e segue até o dia 1º de maio de 2021. Confira a programação completa aqui.
O evento é realizado pela Fetam, com apoio cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) por meio do Edital Prêmio Feliciano Lana, que recebe recursos da Lei Aldir Blanc.
A mostra tem o objetivo de fomentar a produção e gestão artístico-cultural do Amazonas, promovendo intercâmbio, oficinas, bate-papos, rodas de conversas e exibição de espetáculos.
Sinopse de Ühpü – Corpo
A Fetam traz, do Núcleo de Pesquisa Tabihuni, a peça Ühpü – Corpo, com direção de Bu’ú Kennedy Ye’pá Mahsã (Tukano) e Chris Tk Huni Kuin (Kaxinawá). “A performance-ritual Ühpü – Corpo foi concebida para fomentar a relação kõkamõu – juntxs, entre o conhecimento tradicional xamânico dos indígenas Bu’ú Kennedy Ye’pá Mahsã (Tukano) e Chris Tk Huni Kuin (Kaxinawá), com os não indígenas Camila Borges, Ton Brasil, Gabriel Mota, Ney O Virgem, Luisa Braga e Luiz Davi Vieira”, informaram os produtores da peça.
Juntos, os artistas promovem uma transmutação corporal conduzida pelos espíritos que estabelecem diálogos com os xamãs durante a performance-ritual.
“A partir das experiências xamânicas, o grupo coloca o Ühpü – Corpo em Ye’pá Mahsã, disponível para conexões sensoriais e sinestésicas coletivas, através de sonoridades instrumentais, de cantos e danças que abrem portais para outros estados da percepção corpo-ritual no campo das Artes da Cena – o corpo em estado de consciência expandida. Faz parte das vivências xamânicas a busca por um trabalho corpóreo que caminha na experiência do atravessamento do eu-limite”, disse a organização do espetáculo.
Ficha Técnica
Direção
Bu’ú Kennedy Ye’pá Mahsã (Tukano) e Chris Tk Huni Kuin (Kaxinawá)
Performers
Camila Borges, Ton Brasil, Gabriel Mota, Ney O Virgem, Luisa Braga, Luiz Davi Vieira, Bu’ú Kennedy, Chris Tk Huni Kuin
Trilha sonora
Chris Tk Huni Kuin, Camila Borges, Luiza Braga
Coordenação performativa (geral)
Luiz Davi Vieira
Fotografias
Alonso Junior e Cesar Junior
Designer gráfico
Thais Vasconcelos
Produção de vídeo
Cesar Nogueira
Produção
Tabihuni