Manaus, 25 de abril de 2024

Religião

Artes: Reprodução
Artes: Reprodução Artes: Reprodução

Caprichoso e Garantido celebram início dos Festejos de Nossa Senhora do Carmo

A festividade da Padroeira de Parintins segue até o dia 16 de julho.

Da redação

Os Festejos da Nossa Senhora do Carmo, Padroeira de Parintins, no Amazonas, começaram nessa terça-feira (6/7). Assim como aconteceu em 2020, por conta da pandemia, a comemoração está sendo transmitida na página do Facebook da Catedral de Parintins (@CatedraldePIN) e também receberá um número reduzido de fiéis na catedral.

A festividade segue até o dia 16 de julho, data que celebra a aparição da santa para entregar o escapulário à Ordem dos Carmelitas.

Em homenagem, os Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido publicaram, nas redes sociais, uma mensagem aos fiéis da padroeira.

O Boi Caprichoso lembrou que neste ano ainda não será possível ver as bandeiras, barracas e mesas espalhadas na praça. O bumbá declarou aos parintinenses que, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a esperança é de que em 2022 a festa volte a ser realizada de forma presenciaç.

Já o Boi Garantido publicou uma prece para Nossa Senhora do Carmo, dando viva à Padroeira de Parintins. “Que a luz de Nossa Senhora do Carmo alcance o horizonte dos olhos dos que choram, para que suas lágrimas se tornem cristais a adornar a esperança que buscamos a cada dia”, diz um trecho.

Artes: Reprodução

Festejo

O tema da Festa do Carmo 2021 é ‘Maria, esposa de José, Mãe e auxílio dos cristãos’, e o lema, ‘Salve, guardião do redentor! Mostrai-vos pai também por nós’.

De acordo com informações da Diocese de Parintins, as celebrações terão participação reduzida de fiéis e transmissão de missas pela TV Alvorada (Canal 17.1) e redes sociais.

Na tarde de segunda-feira (5/7), uma carreata foi feita na cidade, anunciando o festejo. Já na terça, aconteceu o Círio Fluvial. A imagem peregrina saiu de Manaus, em procissão, passando pela Boca do Paraná do Limão, até o Porto de Parintins, onde a imagem foi recepcionada, e seguiu em procissão até a Igreja de São José Operário.

Depois, a imagem de Nossa Senhora do Carmo saiu da Igreja de São José Operário e foi conduzida até a Catedral de Parintins. Os devotos puderam acompanhar o translado em carro, moto, bicicleta ou triciclo.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!