Manaus, 25 de maio de 2024

TUDOPod

Foto: David Simplício
Foto: David Simplício Foto: David Simplício

PODCAST ELAS NA CIÊNCIA: conheça a pesquisadora em Biotecnologia Juliane Corrêa Glória

Apresentação é das pesquisadoras Inara Costa e Edilene Mafra.

Da Redação

O terceiro episódio do podcast ‘Elas na Ciência’ traz um bate-papo, sobre o tema Saúde e Bem Estar, com a doutora Juliane Corrêa Glória, pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane (Ilmd-Fiocruz Amazônia).

O ‘Elas na Ciência’ apresenta histórias de mulheres cientistas amazonenses em 10 episódios, que serão exibidos até agosto de 2024.

Os episódios contam com a apresentação das pesquisadoras Edilene Mafra e Inara Regina Costa, e têm 30 minutos de duração.

O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do ‘Programa Empreendedorismo Feminino’.

Foto: David Simplício

OUÇA O PODCAST

TERCEIRO EPISÓDIO

No terceiro episódio, a entrevistada é a doutora Juliane Corrêa Glória, pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane, (Ilmd-Fiocruz Amazônia). Ela tem experiência na área da Biotecnologia e realiza estudos com foco no desenvolvimento de anticorpos para o diagnóstico da malária e outras doenças infecciosas.

A entrevista foi baseada no ODS 3 – ‘Saúde e bem estar’, destacando particularidades das pesquisas: ‘Desenvolvimento de fragmentos de anticorpo de cadeia única (scFv) aplicáveis ao diagnóstico de dengue’ e ‘Uso de anticorpos scFv em testes rápidos para diagnóstico de malária’.

Juliane Glória destaca o protagonismo feminino nas pesquisas em biotecnologia na Amazônia e a importância de dar notoriedade às mulheres cientistas.

“Eu me sinto muito honrada de poder divulgar um pouco sobre os trabalhos desenvolvidos pelo meu grupo de pesquisa, que é composto majoritariamente por mulheres. Nós sabemos o quanto é desafiador atuar em uma área que, até poucas décadas, era dominada por homens. Projetos como o ‘Elas na Ciência’ celebram e dão visibilidade ao trabalho dessas mulheres e, para mim, é um privilégio que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre a minha trajetória e sobre o que eu estou trabalhando atualmente”, afirmou Juliane Corrêa.

PROJETO ‘ELAS NA CIÊNCIA’

O projeto ‘Elas na Ciência – Pesquisadoras e Empreendedoras conectadas pela Ciência e Tecnologia na Amazônia’ aborda os perfis das pesquisadoras que se destacam no Amazonas, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nacões Unidas (ONU)..

Ao todo serão exibidos 10 episódios, a serem lançados até agosto de 2024, sendo duas edições especiais.

O ‘Elas na Ciência’ é realizado em parceria com o Portal Edilene Mafra, plataforma especializada em cultura amazônica, que disponibilizará o conteúdo multimídia do projeto. A equipe ainda é composta pelas pesquisadoras Cristiane Barbosa, Manuella Dantas e Mayane Batista, responsáveis pela pesquisa e produção dos podcasts.

FICHA TÉCNICA

  • Pesquisa: Cristiane de Lima Barbosa e Manuella Dantas
  • Produção e roteiro: Mayane Batista
  • Cinegrafia e edição de imagens: Bismarck Joacka e Gabriel Alves
  • Câmera de estúdio: David Simplício
  • Direção de TV: Klinger Almeida
  • Direção: Edilene Mafra
  • Coordenação geral: Inara Regina Costa
  • Estúdio de transmissão: Amazon Livestream

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!