Manaus, 20 de setembro de 2021

TUDOPod

Foto: Aparecida/Divulgação
Foto: Aparecida/Divulgação Foto: Aparecida/Divulgação

Exclusiva: Aparecida busca bicampeonato com samba-enredo sobre água no Carnaval 2022

Evento de lançamento será sábado (11/9), no Bar Itaipava.

Por Edilene Mafra

O Grêmio Recreativo Mocidade Independente de Aparecida vai lançar o samba-enredo ‘Vitae’ em busca do bicampeonato no Carnaval de Manaus em 2022. O enredo, que significa ‘vida’ em latim, é inspirado em um dos bens mais preciosos da humanidade: a água. Em entrevista exclusiva ao Portal Edilene Mafra, o presidente da escola, Luiz Pacheco, adianta os detalhes da festa de lançamento.

Ouça está matéria em áudio:

Escola se prepara para realizar o lançamento do samba-enredo. Foto: Aparecida/Divulgação

O evento de lançamento do samba-enredo será no sábado (11/9), às 20h, no Bar Itaipava, na Avenida Max Teixeira, Zona Norte de Manaus.

Com o enredo, a Aparecida apresentará a história dos seres vivos e vai destacar como a água é necessária para subsistência da humanidade. A escola também vai passar a mensagem do quanto o mundo necessita de higiene em tempos de pandemia.

A Aparecida quer colorir o Sambódromo de Manaus com seu pavilhão verde e branco e trazer a esperança, ao preencher os corações da torcida apaixonada por carnaval.

Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira vão participar do evento de lançamento. Foto: Aparecida/Divulgação

Com o lema ‘Quem ousa vence’, a ‘Soberana’ do Carnaval de Manaus planeja seguir o padrão de 2020, quando a escola levou um verdadeiro ‘ritual de amor’ para a Avenida do Samba e conquistou seu vigésimo terceiro título.

O presidente da agremiação, Luiz Pacheco, ressalta que a escola está com o enredo todo idealizado e projetado. “A Aparecida vem com um enredo forte, samba maravilhoso, com carros alegóricos magníficos e fantasias deslumbrantes. Apesar da pandemia, nós vamos seguir inovando, fazendo carnavais diferentes. A escola está toda pronta no papel há mais ou menos oito meses e nós estamos preparados para conquistar mais um campeonato. Será a vigésima quarta estrela na nossa constelação”, projeta.

Luiz Pacheco, presidente da Aparecida. Foto: Aparecida/Divulgação

O samba-enredo tem a assinatura dos ‘poetas soberanos’ – Naian Nascimento, Myngal, Carliomar Brandão, Serginho do Cavaco, Luciano Canavarro, Paulo Medeiros, Wilsinho d’Cima, Sandro Romero e Allan Bayma. Em breve, vai estar disponível nas plataformas digitais na voz de Wilsinho d’Cima, que é intérprete oficial e diretor musical da escola.

Luiz Pacheco conta os detalhes da produção do samba-enredo. “Nós vamos falar sobre a água, que é a fonte, a essência e a seiva da vida. Fomos gravar no Rio de Janeiro. O nosso samba é plenamente poético. Nós escolhemos alguns compositores e eles fizeram um samba maravilhoso. Nessa semana já vamos disponibilizar o vídeo com a gravação do samba nas plataformas digitais”, comemora.

Wilsinho d’Cima, intérprete oficial e diretor musical da escola. Foto: Aparecida/Divulgação

Atrações do lançamento

O evento de lançamento vai contar com casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, passistas e outros componentes da agremiação, que vão se apresentar na cadência da ‘Bateria Universidade do Ritmo’. Uma atração a mais é Juh Campos, rainha de bateria da escola, atual ‘Rainha do Carnaval de Manaus’ e ‘Musa da Mangueira’.

Protocolos de segurança

A organização do evento informou que segue os padrões sanitários de acordo com as orientações dos órgãos de saúde, como: obrigatoriedade do uso de máscara e a apresentação da Carteira de Vacinação contra Covid-19, controle de público com limite de mesas com lugares reservados quatro pessoas.

Juh Campos, rainha de bateria da Aparecida. Foto: Aparecida/Divulgação

Aparecida

O Grêmio Recreativo Mocidade Independente de Aparecida possui 41 anos e já conquistou 23 campeonatos. A escola é a atual campeã do Grupo Especial de Manaus. Em 2020, conquistou os jurados com o enredo ‘Rituais’.

A agremiação está localizada em um dos bairros mais tradicionais da cidade, que também leva o nome da santa padroeira do Brasil, na Zona Sul da capital.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (92) 99504-8596.

Entrevista foi realizada no Bar Itaipava, local onde o evento será realizado. Fotos: Eliena Monteiro/PEM

Bar Itaipava

Único na Região Norte, o Bar Itaipava está localizado na Avenida Max Teixeira, 622, Zona Norte de Manaus. O estabelecimento abre de segunda a sábado, a partir das 10h. Nesses seis dias, o espaço oferece almoço a partir das 11h30.

Aos sábados, a partir das 12h, o bar promove feijoadas com som ao vivo.

Bar Itaipava abre de segunda a sábado. Foto: Eliena Monteiro/PEM

O espaço cultural realiza um show por mês com atrações locais. Também recebe escolas de samba no período carnavalesco.

Além de almoço e bebidas da marca Itaipava, o bar oferece a cachaça Cabaré e petiscos.

O local conta com estacionamento amplo.

Bar fica na Avenida Max Teixeira. Foto: Eliena Monteiro/PEM

COMPARTILHE