Manaus, 16 de agosto de 2022

TUDOPod

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Como a alimentação saudável e outros hábitos podem prevenir o câncer

Confira dicas do médico Gerson Mourão e do nutricionista Igor Oliveira.

Por Edilene Mafra

Entre as causas de umas das doenças mais temidas nos dias de hoje, o câncer, está a má alimentação. Como refeições adequadas podem ajudar a prevenir essa doença e a aumentar a longevidade? Dois especialistas explicam.

Ouça o áudio desta matéria

O que é câncer

Quando o corpo tem um crescimento acelerado de células e estas formam tumores, pode ser um sinal de que a pessoa está com câncer. Câncer é como se chamam mais de cem doenças causadas por mutações de células. Ele pode se desenvolver em qualquer parte do corpo.

Entre os tipos de câncer mais comuns no Amazonas estão: o câncer do colo de útero, mama, próstata, pele, e pulmão. O diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, destaca como prevenir essas doenças.

“A primeira causa de câncer que nós temos dentro no Brasil, no nosso Estado, é o câncer de pele, e como prevenir o câncer de pele? Muito simples: evite o sol entre 9h e 15h. Esse é pior momento para você pegar sol”, disse.

O médico também cita a prevenção ao câncer de pulmão e ressalta os hábitos que podem contribuir com o surgimento de um tumor.

Foto: Divulgação

“Outro câncer absolutamente ‘prevenível’ é o câncer de pulmão. Pare de fumar! Eu sou um ex-fumante e há 25 anos eu parei de fumar, e estou livre do câncer de pulmão. Simples assim”, conta.

Outro câncer bastante comum no Estado é o câncer do colo de útero. Para a doença, também há medidas de prevenção, inclusive vacinação.

“Extremamente comum e a principal causa de morte na nossa região é o câncer mais prevenível do mundo, que é o câncer do colo de útero. Para evitar, você já tem tudo, como a vacinação para as meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 11 a 14 anos. Também é preciso fazer o preventivo anualmente. Assim, você estaria prevenindo o câncer do colo de útero”, explica o médico.

Gerson Mourão destaca, ainda, o diagnóstico precoce para o tipo de câncer mais comum entre homens e o mais comum em mulheres.

“O câncer de mama, ele não tem prevenção, mas tem como diagnosticar precocemente. Procure todos os meses, após a menstruação, examinar a sua mama. Já o câncer do homem, de prostáta, o mais comum, tem que fazer uma investigação acima dos 40 anos de idade com ultrassom, na busca de tentar encontrar ele precocemente”, afirma.

Gerson Mourão, diretor da FCecon. Foto: Laís Pompeu/FCecon

O médico alerta que as práticas do dia a dia podem contribuir para manter a qualidade de vida e evitar doenças como o câncer.

“Hoje o câncer está mapeado. Uma das coisas mais impressionantes que me chamou atenção foi o seguinte: que as pessoas falam muito da hereditariedade. E hereditariedade representa só 10%. Os outros 90% dependem da forma como você vive. Então, o que pode fazer por sua vida? Primeiro: praticar exercícios, se alimentar bem, e dormir bem. Dois fatores importantes também: evitar o consumo de bebida alcoólica e o fumo porque isso diminui em 35% a possibilidade do câncer”, informa.

Nutrição

A alimentação associada a outros hábitos contribui para a saúde do corpo. O nutricionista Igor Oliveira, dos Sistema Hapvida, explica como balancear os alimentos.

“A base alimentar deve ser sempre respeitada e acrescentada de alimentos de origem vegetal, por exemplo: frutas, verduras, cereais integrais, feijão, leguminosas como grão de bico e lentilha. [Esses alimentos] vão com que tenhamos um intestino mais saudável e uma melhor absorção de nutrientes e um maior consumo de oxidante, que são substâncias que vão ajudar prevenir o surgimento de algum tumor”, explica.

O nutricionista lembra outros hábitos que podem ser adotados para uma vida mais saudável.

“É muito importante também ter uma boa ingestão de água e praticar exercícios físicos. Lembrando, claro, não adianta só comer bem, tem que evitar o consumo de algumas substâncias. Evite alimentos ultraprocessados, que podem favorecer uma piora da sua saúde, um aumento da oxidação de seu organismo e consequentemente o surgimento de algum tumor”, alerta.

Comentário: Paulo guerra, Jackson Nascimento e ouvintes da Rádio Panorama, o doutor Gerson Mourão me disse que aqui no Amazonas o tipo de câncer mais comum nos homens, é de próstata, e nas mulheres, é o do colo do útero. Desde já fica a nossa dica, vamos cuidar da alimentação e prevenir doenças, e ter uma vida longa e saudável.

*Essa reportagem foi veiculada na Rádio Panorama de Itacoatiara, no sábado (7/8). Todos os sábados, o Programa Tudo a Declarar leva ao ar uma matéria especial sobre saúde, produzida pela jornalista Edilene Mafra.

*O conteúdo também foi veiculado no Jornal da Manhã Edição de Domingo, da Rádio Difusora FM (96,9), no domingo (8/8).

COMPARTILHE