Manaus, 7 de outubro de 2022

Música

Foto: Ascom/FSCMP
Foto: Ascom/FSCMP Foto: Ascom/FSCMP

Nilson Chaves recebe alta da Santa Casa do Pará após ser internado com Covid-19

O cantor paraense foi internado na UTI do hospital.

Com informações da Agência Pará

Nilson Chaves recebeu alta da Santa Casa do Pará, na tarde desta quarta-feira (2/12). O cantor paraense foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital no dia 10 de novembro, após ser acometido pela Covid-19.

Após 14 dias recebendo tratamento na UTI, Nilson foi transferido para uma enfermaria do hospital no dia 24 de novembro e, nesta quarta, voltou para casa.

Na saída do hospital, o cantor recebeu homenagens dos integrantes do coral Saúde e Vida ‘Maria Helena Franco’, que cantaram sucessos do artista.

Durante sua permanência na Santa Casa, Nilson disse que era difícil falar. “Acho que isso aqui é um aprendizado e uma lição de vida linda. Vi essas pessoas todas aqui, com um trabalho lindo, não só comigo, mas com todos. Levo daqui esse carinho, essa calmaria e essa força que me deram e que dão para todos aqui”, disse, fazendo referência ao tratamento dispensado pelos profissionais que atuam na Santa Casa.

Ao deixar o hospital, o músico falou da felicidade de voltar para casa. “Como dizem os companheiros aqui: ‘cada dia é um dia, e cada dia é uma vitória’. Voltar para casa e assistir essa linda homenagem são duas emoções extremamente fortes e intensas. Isso aqui não tem palavras. Só tenho que agradecer. Todos têm minha gratidão eterna”, destacou.

A médica Norma Assunção, diretora assistencial da Santa Casa, contou que o cantor chegou à Santa Casa entubado, sedado e dependente de ventilação mecânica – aparelho que ajuda na respiração pulmonar.

“Ele tinha comprometimento de 70% no pulmão, por conta da Covid-19 e precisou dos cuidados na UTI onde trabalhou-se a parte da ventilação e medicamentos. Teve a assistência de uma equipe multiprofissional altamente capacitada que atua nessas situações, com pacientes que requeiram todos os cuidados para uma recuperação. Este foi um processo que durou oito dias para que fosse retirado o aparelho e a sedação. É um paciente que teve sua reabilitação bem estabelecida pela equipe multidisciplinar e que conseguiu uma excelente evolução em seu quadro clínico”, explicou.

Feliz com alta do artista, a médica disse esperar que ele continue cantando por toda sua vida. “É com muita satisfação que estamos devolvendo o cidadão Nilson Chaves para sua vida normal. E que ele continue encantando profundamente a todos com suas músicas”, ressaltou.

Segundo o presidente da Fundação Santa, Casa Bruno Carmona, a equipe técnica do hospital fez o atendimento adequado. ”Como fazemos em todos os nossos pacientes. Mas é natural que houvesse uma preocupação da equipe, porque além de profissionais de saúde extremamente capacitados também são fãs do Nilson Chaves, que é um ícone da nossa cultura. Agora ele está de volta, graças a Deus, alegrando os nossos corações e nos embalando com suas músicas e composições”, disse.

COMPARTILHE