Manaus, 20 de outubro de 2021

Música

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Karine Aguiar e quarteto ‘Jungle Jazz’ representam o Amazonas em Festival de MPB em Nova York

O festival ocorre no sábado (18/9), e no domingo (19/9).

Com informações da assessoria

A cantora amazonense Karine Aguiar estará junto com seu quarteto ‘Jungle Jazz’ no I Festival Internacional de MPB, promovido pela Brazilian Music Foundation de Nova York, nos Estados Unidos. Os artistas vão representar o Amazonas. O festival, que será em formato online, ocorre no próximo sábado (18/9), e no domingo (19/9).

O evento será transmitido pelo canal da Brazilian Music Foundation no You Tube. Nos dois dias de exibição, o festival internacional terá início às 16h, no horário de Brasília. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da fundação www.bmf-usa.org.

A ideia do Festival é divulgar a Música Popular Brasileira (MPB) pelo mundo.

Da esquerda para a direita: Hudson Alves, Karine Aguiar, Anderson Farias, Marcelo Figueiredo, Ygor Saunier e Daniel Conti. Fotos: Divulgação

Quarteto

O quarteto ‘Jungle Jazz’, com quem a Karine Aguiar trabalha há quase uma década, é formado pelos músicos amazonenses Anderson Farias (piano), Hudson Alves (contrabaixo), Marcelo Figueiredo (violão / guitarra) e Ygor Saunier (bateria / percussão amazônica).

Os músicos trabalharam sob a direção musical do baixista Hudson Alves, também responsável pelos arranjos dos dois clássicos da MPB que serão apresentados, a música ‘Aos nossos filhos’, de Ivan Lins e Vitor Martins, e ‘Coisa mais linda’, de Carlos Lyra.

A cantora amazonense Karine Aguiar estará junto com seu quarteto ‘Jungle Jazz’ no I Festival Internacional de MPB. Foto: Divulgação

Apoio

A participação da cantora e seu quarteto tem o apoio da Casa Som Amazônia, direção executiva da Saunier Music Produções, e também conta com o convidado especial Daniel Conti, cantor e compositor paulistano multipremiado em alguns dos maiores festivais da canção em nível nacional.

Line Up

Alguns dos maiores nomes da Bossa Nova e da MPB estão confirmados no line up do festival, a exemplo do compositor e arranjador Roberto Menescal, da cantora Paula Santoro e do cantor Tony Gordon, vencedor da edição do reality musical The Voice Brasil em 2019.

Sobre o I Festival Internacional de MPB

O Primeiro Festival Internacional de MPB da BMF (Brazilian Music Foundation), intitulado ‘Bossa Nova & Beyond’, conta com a participação de músicos profissionais de diferentes partes do mundo e cujo repertório consiste em uma seleção de mais de 20 compositores brasileiros e mais de 40 sucessos da Bossa Nova à MPB.

O título ‘Bossa Nova & Beyond’ remete às mudanças na Música Brasileira de Bossa Nova para MPB (uma nova forma de tocar e interpretar a Música Pop Brasileira).

MPB é um gênero musical que surgiu no Brasil em meados da década de 1960, na cidade do Rio de Janeiro, com a segunda geração da bossa nova. É uma tendência da música popular urbana pós-bossa nova que revisita estilos tipicamente brasileiros como o samba, samba-canção, baião e outras músicas regionais brasileiras.

Festivais de música brasileira, realizados anualmente de 1965 a 1969, transmitidos pela televisão, expunham e divulgavam artistas desse novo gênero. Artistas como Elis Regina, Elizete Cardoso, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, entre outros, participaram dos festivais.

‘The Future of Our Children’ Program

O Primeiro Festival Internacional de MPB da Brazilian Music Foundation de Nova York será apresentado em formato online, em benefício da Associação ‘A rebeldia Cultural’, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 em Alto Vera Cruz, Belo Horizonte, Minas Gerais.

A organização tem como objetivo incentivar a capacitação por meio da educação e da qualificação profissional de jovens da periferia de Belo Horizonte; por meio da arte, gerar oportunidades de acesso, socialização e profissionalização, canalizando a rebelião de adolescentes e jovens para o desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

COMPARTILHE