A Amazonas Filarmônica voltará ao palco do Teatro Amazonas para apresentar o concerto ‘Mozart – Quartetos’. A apresentação gratuita será na quinta-feira (22/10), às 20h.
O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O agendamento para assistir à apresentação é feito pelo Portal da Cultura, no link bit.ly/quartetosmozart.
Repertório
Serão apresentadas as obras ‘Divertimento em ré maior’ e ‘Quarteto com piano n.1 em sol menor’, do compositor alemão Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
Na primeira obra, sobem ao palco os músicos Denitsa Marinova (violino I), Onel Rodriguez (violino II), Vladimir Rusev (viola) e Anton Minenkov (violoncelo). Já na segunda obra assumem Irina Kazak (piano), Bárbara Soares (violino), Rani Mello (viola) e Eliziel Lourenço (violoncelo).
A pianista Irina Kazak adiantou que o público poderá ouvir um diálogo entre os instrumentos e também perceber cada músico como um solista. “Neste formato com poucos músicos, fica mais nítido para o público ouvir os instrumentos, e esse diálogo entre eles parece uma brincadeira feita por Mozart”, ressaltou.
“Um detalhe curioso é que Mozart compôs apenas dois quartetos para piano. Este que vamos apresentar tem três movimentos, cada um com uma sensação diferente. O primeiro é mais dramático, o segundo é lírico, de contemplação e beleza, e o terceiro é mais dançante e alegre”, comentou.
A orquestra continua a se apresentar em um formato de câmara, com poucos músicos ao palco para evitar aglomeração.
Protocolos
Segundo a Secretaria de Cultura, o Teatro Amazonas funciona com 50% da capacidade e adotou todos os protocolos de segurança e saúde em prevenção à Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos e aferição de temperatura na entrada do espaço.
O uso de máscara é obrigatório.
Funcionamento do Teatro Amazonas
O funcionamento do Teatro Amazonas para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas, para evitar aglomerações.
O agendamento para as visitas já está disponível pelo link bit.ly/agendaespacos.