Manaus, 28 de novembro de 2022

Música

Foto: Michael Dantas/SEC
Foto: Michael Dantas/SEC Foto: Michael Dantas/SEC

Dia Mundial da Ópera: obras de Claudio Santoro e mais celebram data no AM

Recital de canto e piano será realizado no domingo (25/10).

Para celebrar o Dia Mundial da Ópera, comemorado em 25 de outubro, o Teatro Amazonas receber um recital de canto e piano com obras de grandes nomes como Claudio Santoro, Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, entre outros. O evento será no domingo (25/10), às 19h.

O evento gratuito é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Para prestigiar é preciso agendar a vaga pelo Portal da Cultura, pelo link bit.ly/diamundialopera.

Obra de Giuseppe Verdi estará na apresentação. Foto: Michael Dantas/SEC

Recital

O recital terá a participação do tenor Juremir Vieira, da soprano Raquel de Queiroz e do maestro Marcelo de Jesus, ao piano.

Além de Santoro, Puccini e Verdi, o repertório ainda conta com obras de Richard Strauss, Arrigo Boito e Amilcare Ponchielli.

“Para comemorar a data, montamos um programa com canções, árias e um dueto de obras que fizeram sucesso na história do gênero”, explicou Marcelo de Jesus. “Começamos privilegiando a prata da casa, com uma canção do maestro amazonense Claudio Santoro, e terminamos com um dueto da grande ópera ‘La Bohème’, de Puccini’, destacou o maestro.

Comemoração ainda recente no calendário das artes, o Dia Mundial da Ópera será pauta nos principais teatros de ópera do mundo de forma presencial e virtual. “É importante que o Amazonas também esteja inserido nas comemorações para divulgar ainda mais a história desta arte celebrada há séculos”, disse Marcelo de Jesus.

Protocolos contra a Covid-19

O Teatro Amazonas funciona com 50% da capacidade e adotou os protocolos de segurança e saúde em prevenção à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório.

Obra de Claudio Santoro faz parte do evento. Foto: Michael Dantas/SEC

Dia Mundial da Ópera

Dia Mundial da Ópera é uma iniciativa das organizações Opera America, Ópera Latinoamérica e Opera Europa, além de representantes da ópera pelo mundo.

O Dia Mundial da Ópera tem a proposta de conscientização sobre o impacto positivo da ópera na sociedade, como uma arte que desenvolve a tolerância e a compreensão, abrindo mentes e conectando o público a fortes e universais emoções. É celebrado no dia 25 de outubro por ser a data de nascimento de Georges Bizet e Johan Strauss II, compositores das mais famosas óperas e operetas da história.

COMPARTILHE