Manaus, 9 de dezembro de 2022

Música

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Artistas gravam releitura de canções natalinas em ritmo de toada

O projeto musical é do Manauara Shopping.

Com informações da assessoria

Artistas do Amazonas gravaram uma releitura de canções natalinas em ritmo de boi-bumbá. O projeto musical é do Manauara Shopping, que, neste ano, tocará as músicas no sistema de som interno do centro de compras. O álbum ‘Natal Manauara’ também está disponível gratuitamente em plataformas de streaming.

Com a produção musical de Sidney Rezende e vozes inconfundíveis como as de David Assayag, Sebastião Júnior e Márcia Siqueira, o álbum trará versões em ritmo de toada amazonense de canções clássicas natalinas, como: ‘Noite feliz’, ‘Jingle Bell Rock’, ‘Bate o sino’, entre outras. Além de tocar no sistema interno de áudio do shopping, as 12 faixas produzidas estarão disponíveis nas plataformas digitais Spotfy, Deezer e YouTube.

Iniciativa do Manauara Shopping, o projeto tem direção geral do renomado produtor cultural André Guimarães, produção musical do maestro Sidney Rezende e participação de vozes de várias gerações da toada amazonense. Também participaram das gravações os intérpretes Luanita Rangel, Mara Lima, Edilson Santana e Arlindo Neto, este último filho do Pop da Selva Arlindo Júnior, falecido no ano passado.

O produtor executivo André Guimarães explicou que todo o processo de produção do álbum mobilizou cerca de 20 profissionais e demandou mais de três meses de trabalho, que envolveu desde a adaptação dos temas de Natal ao ritmo de toada até a aquisição de direitos autorais de algumas das canções.

“Foi um desafio, que só foi possível pelo intrínseco apoio de grande profissionais. O projeto mobilizou alguns dos mais importantes artistas do contexto dos bois de Parintins, do contexto amazônico de música, e isso foi muito importante. Num momento tão difícil, de ausência de trabalho, a possibilidade de estarmos ocupando profissionais, de gerar renda para essas pessoas foi um alento”, afirmou André Guimarães.

Adaptação

De acordo com o diretor musical, o projeto representa uma ‘tradução da poética natalina em ritmo de boi-bumbá’ e representou um desafio de adaptação, adequando a cadência rítmica de boa parte das canções, que fogem aos 2/4 e 4/4 tradicionais, do compasso das toadas do boi-bumbá de Parintins.

“É algo inédito. Além dos instrumentos tradicionais do folclore, utilizamos, por exemplo, a guitarra em uma das composições, a música ‘Estrela Guia, que ficou famosa na voz da Xuxa. A música ‘Natal todo dia’ é uma canção popular, uma MPB (Música Popular Brasileira). Não tivemos dificuldade em colocá-la na cadência do boi-bumbá, porém ela continua sendo uma MPB e foi interpretada pelo Sebastião Junior com muita alegria e muita competência. As pessoas vão sentir que em algumas músicas os ajustes fluíram naturalmente na cadência do boi-bumbá, em outras tivemos de fazer adaptações rítmicas”, explicou Sidney Rezende, que já foi responsável por inovações importantes nos arranjos musicais do boi-bumbá na década de 1990.

De acordo com Rezende, a construção do trabalho no país foi facilitada pelo ‘auxílio luxuoso’ de músicos como Rogério Brandão, Valteir Almeida, Neil Armstrong, Sérvio Túlio, entre outros musicistas que participaram dos arranjos e adaptações. “Estou muito satisfeito com o resultado”, declarou.

Identidade cultural

A idealizadora do projeto, a gerente de Marketing do Manauara Shopping, Isa Lucena, contou que a iniciativa vinha sendo gestada há mais de um ano, e que em 2020, finalmente a ideia ganhou vozes e instrumentos.

“Este ano, com a impossibilidade da realização do Festival de Parintins, sentimos que as pessoas estavam carentes de uma das suas tradições mais queridas. E consideramos que era o momento ideal para presentear a cidade e os manauaras com essa playlist especial, que une as músicas natalinas ao vibrante ritmo regional”, destacou Isa.

Intérpretes comentam o projeto

Um dos maiores talentos vocais da música amazonense contemporânea, a cantora Márcia Siqueira irá interpretar duas canções no álbum ‘Natal Manauara’: a tradicional marcha ‘Boas Festas’, de Assis Valente; e ‘Bate o sino’, versão brasileira do clássico Jingle Bells.

“Foi muito feliz o processo de gravação, a escolha das canções e bacana a reunião de grandes artistas do boi-bumbá num momento tão especial e tão diferente”, disse Márcia.

“Foi muito importante pra minha carreira, que estou iniciando no boi-bumbá Caprichoso, fazer parte desse projeto incrível, que tenho certeza que vai ser um sucesso. Eu coloquei a voz nessas músicas com muito amor, carinho e muita dedicação”, afirmou Arlindo Neto.

Outra representante da nova geração, Luanita Rangel, também comentou o projeto. “A música é capaz de transformar as pessoas. Canções natalinas despertam nossos melhores sentimentos e o ritmo do boi-bumbá é belo, é contagiante. A fusão de ambos é um projeto inovador, que vai emocionar e espalhar muita alegria”, destacou.

Confira as faixas e intérpretes:

• A Estrela Guia – Edilson Santana
• Boas Festas – Márcia Siqueira
• Estrela Guia – Luanita Rangel
• Jingle Bells Rock – David Assayag
• Natal das crianças – Arlindo Neto
• Natal todo dia – Sebastião Jr
• Noite Feliz – Mara Lima
• O Bom Velhinho (Sapatinho de Natal) – Arlindo Neto
• O Primeiro Natal – Mara Lima
• Sino de Belém (Ewaldo Ruy) – Márcia Siqueira
• Som bem bom – David Assayag
• Vinde e cantai – Edilson Santana

COMPARTILHE