Manaus, 27 de abril de 2024

Música

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Após deixar a Venezuela, cantor Ryan Vasquez aposta em carreira na Região Norte

Venezuelano tem feito parcerias com artistas do AM e RO.

Por Sabrina Rocha

O cantor venezuelano Ryan Vasquez chegou ao Brasil no ano de 2016 e foi parar na cidade de Humaitá, no Amazonas, por acaso. Ao longo do tempo, o artista decidiu investir na carreira musical em solo brasileiro, e tem buscado parcerias na cena cultural amazonense. Ao Portal Edilene Mafra, ele falou sobre os trabalhos já realizados e novos projetos.

O artista, natural da cidade de Barcelona, na Venezuela, mudou para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Atualmente, reside em Humaitá (AM), e busca a consolidação na carreira artística.

O cantor venezuelano Ryan Vasquez. Foto: Divulgação

O início

Há pelo menos 12 anos na carreira de rapper, o venezuelano sempre teve a música como paixão. Ainda na infância, quando não sabia se seguiria carreira musical, o artista já fazia composições e buscava saber mais sobre os estilos musicais e outros cantores.

O incentivo para se tornar cantor veio dos amigos. “Acho que o sonho de ser cantor começou quando meus amigos começaram me apoiar e me aconselhavam continuar fazendo música”, lembra.

Sob influência de artistas do gênero na Venezuela, o cantor começou pelas composições de hip-hop. Alguns desses artistas são: ‘Wala Street Ball’, ‘Cartulito’, Fray ‘loco ramon’, ‘Lenin’, Niko ‘la fábrica’ e ‘Reyes’.

Primeiras apresentações

Ryan Vasquez fez as primeiras apresentações e gravações em 2009 como membro de um grupo de Barcelona, na Venezuela. A gravação das primeiras músicas ocorreu em um estúdio caseiro na cidade.

“Minha primeira apresentação foi top, porque eu não estava compartilhando esse momento sozinho. Foi no carnaval de Punta de Mata, estado de Monagas, na Venezuela. Foi a primeira vez que estava na frente de milhares de pessoas. Descrever esse momento é falar de uma parte de mim inesquecível”, lembra.

Em terras brasileiras, o primeiro show foi realizado no município de Humaitá. “Aqui no Brasil minha primeira apresentação foi incrível também. O público estava surpreendido e eu chocado que eles realmente estavam gostando do meu show. Acho que isso é minha motivação para levar o meu melhor para o público brasileiro”, afirma o artista.

Ryan já lançou músicas em português. Foto: Divulgação

Desafios

O período de adaptação de Ryan Vasquez no Brasil não foi fácil, segundo ele. “Não sabia português, não conhecia ninguém. Para eu colocar meu nome na posição que ele está eu tive que andar BR [estrada/rodovia], pedir carona, morar na rua, cantar nas ruas, praças e restaurantes pedindo colaborações para, pelo menos, ter para almoçar e jantar no dia seguinte”, relembra.

A música teve um papel essencial no processo, já que por meio dela Ryan pôde conhecer outros artistas brasileiros. “Conhecer os artista de cada cidade que eu passava foi muito importante na minha carreira. Aprendi cantar sertanejo entre outros estilos. Foi muito legal!”, afirma.

Trabalhos no Brasil

O venezuelano entrou no Brasil por Roraima. Morou um tempo na capital do Estado, Boa Vista, e depois mudou para o Careiro, no Amazonas.

Ao tentar ir para Porto Velho, capital de Rondônia, Ryan pegou uma embarcação. No entanto, ele só tinha dinheiro para o trajeto até Humaitá, que fica no caminho. O cantor acabou ficando na cidade amazonense, onde fixou moradia.

Cantor do gênero hip-hop, Ryan lançou o primeiro single em português, a música ‘Eu sem você’, em 2020. Agora, ele trabalha em um novo projeto que traz participações de artistas da Região Norte.

“Vem algumas parcerias importantes com artistas do Amazonas e de Rondônia. Em breve, quando diminuir essa situação da Covid-19, lançaremos a agenda dos próximos shows”, adianta.

Ryan tem feito parcerias com artistas da Região Norte. Foto: Divulgação

Conforme o artista, a programação dos shows está sendo preparada. O objetivo é que ele consiga se apresentar tanto no Amazonas quanto em Rondônia. O repertório musical também está em processo de produção.

Ryan utiliza as redes sociais como meio de divulgação do trabalho. No canal no YouTube (@Ryan Vasquez), o público pode acompanhar as novidades, inclusive as dez músicas lançadas em 2020, além do álbum ‘Vene’.

Parte das produções têm parcerias com cantores do interior do Amazonas, como William Marquezin, natural do município de Lábrea. Em agosto de 2020, a dupla lançou a canção ‘Minha Metade’.

Já com o MC Suícini, o cantor venezuelano gravou as músicas ‘Mina Favela’ e ‘Una Noche’. Os dois cantores fazem parte de um grupo independente de artistas de Humaitá (AM) chamado ‘Fita Extinta’. No canal do YouTube (@Fita Extinta), estão as várias colaborações realizadas pelos artistas em conjunto com outros cantores.

O venezuelano destaca que um dos seus sonhos é se apresentar no maior símbolo arquitetônico do Amazonas. “Espero ter a oportunidade de me apresentar no Teatro do Amazonas e vou continuar trabalhando para isso”, finaliza.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!