Manaus, 9 de agosto de 2022

Música

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Aluna da Ufam ganha bolsa para curso do Festival de Ópera do Theatro da Paz

Aline Mosielly, de 18 anos, estuda Música na Ufam.

Da redação

A universitária Aline Mosielly, de 18 anos, é uma das contempladas com bolsa mensal para o III Curso de Formação em Ópera, que integra o XX Festival de Ópera do Theatro da Paz, de Belém, capital do Pará. Aline é aluna do curso de Música da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam).

Ao longo de cinco meses, a soprano terá a oportunidade de acompanhar aulas híbridas com profissionais de reconhecimento internacional, por meio de oficinas, palestras e webnários. O início das aulas está previsto para o dia 21 de julho.

Soprano Aline Mosielly. Foto: Divulgação

Em parceria inédita com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), a organização do festival destinou, ao todo, dez bolsas para profissionais amazonenses, divididas entre cantores(as) e técnicos(as) de teatro. Saiba mais aqui.

De acordo com a Ufam, Aline Mosielly deu os primeiros passos no canto lírico aos 15 anos, como voluntária do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da universidade, sob a regência do professor Hermes Coelho e preparação vocal do professor Sérgio Anders, professores da Faculdade de Artes.

“Meu professor de piano era o pianista da orquestra e ele me falou da seleção para novos membros. A seleção era para maiores de 16 anos, e eu só tinha 15 na época, mas o maestro me deu essa primeira oportunidade”, contou a universitária.

Agora, ela é caloura do 1° período da Licenciatura em Música na Faartes/Ufam, onde cursa a disciplina ‘Prática Instrumental I – Canto’ com o professor Sérgio Anders. A estudante comemorou a conquista da vaga no Curso de Formação em Ópera do Theatro da Paz. “Representa o início de um sonho e de uma carreira. Eu sempre soube que era possível, mas agora o sonho parece mais palpável”, disse.

Entre os conteúdos do curso, estão as palestras: ‘Il Trittico’ (Sergio Casoy); ‘Como se vestir de música’ (Walter Neiva) e ‘A pesquisa histórica para indumentária’ (Marcelo Marques), além das oficinas: Voice fitness – método Laura de Souza, Ciência da Voz, Fisiologia da Voz, Preparação de Repertório e Introdução à Filosofia.

Faartes

Atualmente, a Faculdade de Artes da Ufam oferta cursos de Licenciatura em Artes Visuais (presencial e EAD) e Música (presencial), nos períodos matutino e noturno. A unidade possui trabalho consolidado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A Faartes também atua na Pós-Graduação, ofertando Mestrado Profissional em Artes (parceria com Udesc) e do Mestrado Interinstitucional em Artes Visuais (parceria com UFRGS).

COMPARTILHE