Manaus, 18 de abril de 2024

Moda & Beleza

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

‘Desfile Eretse’: evento de moda em Manaus exalta cultura indígena com beleza, figurinos, grafismos e música

Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week, assina o evento.

Com informações da assessoria

O Manauara Shopping, na Zona Centro-Sul de Manaus, promove o ‘Desfile Eretse‘, na sexta-feira (14/10), a partir das 20h. O evento de moda é assinado pelo produtor Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week (SPFW). A programação, que exalta a cultura indígena, terá beleza, figurinos, grafismos e música de povos originários da Amazônia.

O desfile, voltado para convidados, ocorrerá no Deck Buritizal, da praça de alimentação do centro de compras. O Manauara Shopping prepara uma exposição com os destaques do evento. A data de visitação à mostra ainda será divulgada.

O produtor Paulo Borges. Foto: Divulgação

Modelos indígenas e figurinos produzidos por povos da Amazônia são a essência do evento. Destaque para peças que utilizam grafismos indígenas. s

Pinturas indígenas e apresentações musicais também integram a programação do evento.

Beleza dos povos da Amazônia

De acordo com o centro de compras, a ideia do evento é mostrar a beleza cultural dos povos ancestrais da Amazônia.

Os looks serão uma mistura orgânica entre roupas e acessórios de lojas do Manauara Shopping e de peças do vestuário de várias etnias locais.

As roupas serão levadas pelos modelos indígenas participantes do desfile.

Entre os modelos que estarão na passarela, destaque para a recordista do SPFW, Dandara Queiroz, que já participou de 10 desfiles do evento. “Descendente de índios tupis, já trabalhou para várias grifes conhecidas internacionalmente”, ressaltou o shopping.

Outra novidade, será a substituição das maquiagens tradicionais, por tatuagens pintadas com a tinta extraída do jenipapo verde, que dura em média 15 dias no corpo.

A proposta, segundo o shopping, é mostrar, por meio do grafismo corporal e facial, o significado de cada traço e expressões nativas.

Manauara Shopping, em Manaus. Foto: Divulgação

A produção artística

Além do produtor Paulo Borges, criador do famoso SPFW, o evento leva a assinatura do stylist Paulo Martinez.

No desfile, Martinez selecionará roupas e acessórios das lojas do Manauara, combinando harmonicamente com os elementos levados por indígenas para a composição dos looks.

A artista Thais Kokama, hoje moradora da aldeia Iambé, também faz parte da equipe de produção. Ela deve estampar a arte do grafismo na cenografia do espaço e no corpo dos modelos. Os traços tribais feitos pela amazonense lembram que a pintura é uma forma de diálogo e representatividade das etnias da região.

A musicalidade indígena ficará por conta da cantora Djuena Tikuna. Prestigiada nacionalmente, a artista tem uma carreira baseada na valorização da língua dos povos originários, fazendo um resgate histórico-cultural e promovendo a Amazônia.

Além disso, a Orquestra de Câmara do Amazonas, com regência do Maestro Otávio Simões, terá uma participação mais que especial. “Em uma fusão musical que promete emocionar todos os presentes”, afirmou o shopping.

Buritizal é a alma do projeto

Integrado à praça de alimentação do Manauara Shopping, o Buritizal se tornou a alma do evento e a fonte de inspiração do projeto. A área verde, preservada desde a construção do shopping, serve como ponto de passagem de várias espécies de pássaros durante o dia.

Segundo Paulo Borges, toda a produção do evento foi pensada em torno da simbologia que a palmeira representa para os povos originários. “Ela tem uma importância muito grande, sendo inclusive personagem de lendas em comunidades ribeirinhas”, destacou o centro de compras.

“Elaboramos um projeto que valorize as belezas dos povos originários. E quando vimos que o Manauara possui essa área, ficamos encantados. O Buriti tem uma importância enorme no meio ambiente e juntamos tudo isso neste projeto”, disse o produtor.

Para Izabel Portela, Superintendente do Manauara Shopping, o evento surge para valorizar e reproduzir a cultura amazônica. A ideia é dar projeção nacional ao que existe de mais belo na região, enaltecendo o talento dos artistas locais.

“O desfile irá nos mostrar, com uma abordagem diferenciada, todo o potencial e força que possuímos e herdamos de nossos ancestrais. Valorizar cem por cento a cultura local, faz parte do coração do Manauara, vendo que estamos inseridos em um espaço privilegiado. É um prazer enorme ter esta parceria com o Paulo e a equipe ser construída, é um sonho realizado”, ressaltou Izabel.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!