Manaus, 26 de abril de 2024

Literatura

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução Fotos: Reprodução

Renan Freitas Pinto lança livro sobre a história oral da Amazônia em live

Editora Valer fará lançamento da obra às 10h deste sábado.

Da redação

O escritor Renan Freitas Pinto vai apresentar o livro ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’, em uma live na manhã deste sábado (17/7). O lançamento será realizado às 10h, pela Editora Valer, com transmissão pelo Facebook.

De acordo com a Valer, o evento contará com a presença de convidados, que participarão de um bate-papo com a coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA), Lúcia Marina Puga, e com Neiza Teixeira, filósofa e coordenadora editorial da Editora.

A obra nasce do desejo de apresentar artigos inéditos sobre trabalhos de História Oral na Amazônia, por meio de uma perspectiva interdisciplinar. Conforme a organizadora do livro, Tatiana Pedrosa, a ideia da publicação surgiu um pouco antes da pandemia, mas a obra foi concluído no período pandêmico.

“Acredito que é uma vitória lançarmos um livro cujo registro equivale a um documento feito com sucesso sobre a História Oral na Amazônia”, destacou.

Para a Editora Valer, o professor Renan Freitas é um “máster” para a literatura da Amazônia. “Conseguiu lançar importantes obras regionalistas de cunho acadêmico-cientifico, chamando atenção para objetos e sujeitos importantes para nossa região: terra, gente, cultura, língua. Tudo dentro de uma crítica social contundente e que foram extremamente importantes para a pesquisa na região”, ressaltou Tatiana.

À esquerda, o escritor Renan Freitas Pinto. Livro leva selo da Editora Valer. Fotos: Reprodução

Sobre o autor

Renam Freitas Pinto é professor titular na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisador visitante nacional Sênior da Capes no PPGICH/UEA; doutor em Ciências Sociais (PUC/SP).

Como escritor, é autor de ‘A sociologia de Florestan Fernandes’ e ‘A viagem das ideias’.

Ao lado Élide Rugái Bastos, organizou três volumes de ‘Vozes da Amazônia’. Com Edna Castro, organizou ‘Decolonialidade & Sociologia na América Latina’.

Tatiana Pedrosa

Tatiana Pedrosa é arqueóloga responsável pelo Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC/AM) e professora do PPGICH/UEA. É mestre em Ciências Humanas e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – Nipaam – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica.

Atualmente, coordena o projeto Universal CNPq de Pesquisa Arqueologia, Patrimônio e Cultura: a cura para as feridas recentes e antigas na Belle Epoque Amazônica (2017).

Livro

A Editora Valer destacou que o livro ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’ traz contribuição para um campo de estudos que até pouco tempo negligenciado, a História Oral, que tem como sustentáculo a memória.

“Na obra, encontramos autores originários de vários Estados, com profundos conhecimentos sobre o universo amazônico. Esses pensadores abordam temas, lugares e pessoas em contextos culturais e sociais. Além dessa contribuição, registramos o dialogo transdisciplinar, essencial para o conhecimento e para formularmos estratégias que possam beneficiar a todos os habitantes da Amazônia”, destaca a Editora.

SERVIÇO

Evento: Live de lançamento do livro ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’.
Data: neste sábado, 17 de julho de 2021
Horário: 10h (horário de Manaus)
Local: Facebook Editora Valer (facebook.com/editoravaler).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!