Manaus, 3 de julho de 2022

Literatura

Foto: Gerson Freitas/UEA
Foto: Gerson Freitas/UEA Foto: Gerson Freitas/UEA

Professor vai lançar livro sobre história do curso de Odontologia da UEA

O lançamento ocorrerá de forma virtual nesta quarta-feira.

Da redação

O professor-doutor Benedito Taveira dos Santos vai lançar, nesta quarta-feira (2/12), o livro ‘A Odontologia da UEA’. A publicação traz relatos históricos sobre a construção, implantação e gestão do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O lançamento ocorrerá de forma virtual, e o evento será transmitido pelas redes sociais oficiais da UEA, com tradução em Libras.

A obra faz referência às etapas planejadas durante a construção da Policlínica, com o objetivo de integrar as disciplinas do curso em um único ambiente; a criação do Núcleo de Atendimento Odontológico de Pacientes Especiais (NAOPE), visando um melhor atendimento aos pacientes com necessidades especiais em local adequado.

O livro nasce com o objetivo de levar informações ao público. “Sendo pioneiro em ações envolvendo o curso de Odontologia da UEA, resolvi relatar todas as etapas de planejamento, implantação e inovação das atividades do curso. Outra questão interessante que foi detalhada no livro é o foco da policlínica e a implantação da disciplina ‘Clínica para pacientes com necessidades especiais’, que consequentemente impulsionou a criação do NAOPE, um avanço extraordinário e pioneiro no cuidado de pessoas com necessidades especiais. Nenhuma universidade se preocupava com esse tipo de atendimento”, disse Taveira.

O autor também escreveu sobre criação da universidade. “É uma obra rica em detalhes, depoimentos e fotos sobre a Odontologia da UEA”, destacou.

Sobre o autor

Benedito Taveira dos Santos é graduado em Odontologia pela Universidade Federal Pará (UFPA). Tem mestrado em Dentística pela Universidade de São Paulo/Bauru e título Honorífico de Doutor Honoris Causa pela UEA, em reconhecimento aos trabalhos prestados à Comunidade acadêmica e à sociedade.

Taveira foi convidado a participar da criação do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Amazonas, participou da elaboração da estrutura curricular do curso para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Posteriormente, coordenou o Curso de Odontologia por dez anos, obtendo boa avaliação do Curso pelo Ministério da Educação (MEC).

COMPARTILHE