Manaus, 3 de julho de 2022

Literatura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

No AM, projeto seleciona contos escritos por mulheres para produção de e-books

As inscrições seguem abertas até o próximo sábado (6/2).

Da redação

O projeto ‘Te Conto em Contos’ está selecionando trabalhos de escritoras do No Amazonas para compor a segunda edição de um e-book. As inscrições seguem abertas até o próximo sábado (6/2).

A iniciativa que foi contemplada pelo edital Prêmio Feliciano Lana, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc.

Conforme o Governo do Amazonas, para participar, o interessado deve entrar no link bit.ly/3mtc9M5, ler a chamada completa e preencher o formulário de inscrição. Em seguida, é preciso enviar o conto em formato PDF, assinado com pseudônimo da autora para o e-mail [email protected].

De acordo com Letícia Cardoso, organizadora dos e-books, os contos passarão por uma banca, composta por três professoras com formação na área de Literatura; e que atuam tanto na Educação Básica quanto em universidades do Amazonas.

“Para a seleção, optei por deixar o tema livre. É muito interessante perceber o que surge disso, nesse primeiro e-book me chamou atenção em como as temáticas dos contos se conectaram, e isso diz muito sobre a nossa cultura, sobre o que está aqui, o que nos cerca, e o que conseguimos produzir a partir disso, em termos de criação literária”, avalia Letícia Cardoso.

Poderão participar escritoras amazonenses ou de outros estados que, comprovadamente, residam no Estado por pelo menos cinco anos. Será concedido às escritoras aprovadas o valor de R$ 100, pela publicação do conto no e-book, que será lançado ainda neste mês de fevereiro.

Foto: Divulgação

Sobre o projeto

A chamada para a composição do primeiro e-book ‘Queria te ver me ouvir contar’ aconteceu em dezembro. Na ocasião, o evento reuniu 12 contos, de 10 escritoras selecionadas. Os texto foram divulgados no Instagram do projeto.

Letícia conta que a ideia para a publicação do e-book surgiu quando soube do lançamento do edital Prêmio Feliciano Lana, no ano passado. “O objetivo principal era publicar contos de escritoras do Amazonas, fazendo essa seleção. Algumas delas já com experiência, com publicações e outras estão publicando pela primeira vez. É muito gratificante ver isso, estar fazendo parte disso”, diz.

Ao todo, serão lançados três e-books. A chamada para última edição do projeto será lançada no mês de março.

Foto: Divulgação

COMPARTILHE