Manaus, 6 de dezembro de 2022

Literatura

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

‘Mistério da Floresta’ tem história em quadrinhos contada em Libras

Obra será lançada nas redes sociais, a partir do dia 31 de dezembro.

Com informações da assessoria

O ‘Mistério da Floresta’ é uma história em quadrinhos, estilo preto e branco, em formato digital, que será lançada online, nas redes sociais, a partir desta quinta-feira (31/12). A obra apresenta uma narrativa de mistério e aventura para crianças e jovens, com a fluidez da comunicação universal para pessoas surdas e ouvintes.

Por meio das ações e expressões autoexplicativas das personagens, sem balões de diálogos, a trama evolui por meio das relações entre os quadros, tornando a obra acessível e de entendimento intuitivo, com o diferencial de se utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em forma de desenho, para marcar a cultura e a comunicação do autor da obra, Carlos Rodrigo, que é surdo, assim como suas personagens.

A história é contada na cidade de Manaus, onde o detetive surdo, ‘Jota Bilie’, é convocado por um comando secreto para desvendar o estranho desaparecimento dos protetores da Amazônia: matinta, curupira, boitatá, boto entre outros. Tudo orquestrado pelo malvado papagaio ‘PapaGreen’ que planeja destruir a imensa floresta e transformá-la em uma fábrica de palitos de dentes, os ‘Palitos da Selva’.

Nesse mundo paralelo onde vivem as lendas e os habitantes se comunicam através de sinais, ‘J Bilie’ contará com a inusitada ajuda do digital influencer ‘Kazú’ para libertar os protetores e impedir que ‘Papagreen’ concretize seu insano plano de destruição da floresta.

Foto: Reprodução

O ‘Mistério da Floresta’ é uma história que traz como pano de fundo um enigma a ser desvendado e na superfície uma mensagem de amor ao próximo de que o mundo pode se tornar melhor se aprendermos a entender as individualidades e a respeitar as diferenças.

A obra tem projeto gráfico de Vêronica Gomes, consultoria pedagógica de Cristiane Garcia e será disponibilizado pela Editora Mosca Vollante, em formato de livro digital, nas redes sociais, a partir do dia 31 de dezembro.

Foto: Reprodução

Sobre o autor

Rodrigo Garcia é amazonense, desenhista, animador 2D e é surdo. Ele já foi ilustrador em projetos de curta metragem de ficção como o curta ‘Abóbora’, de 2010, ilustrações para livros didáticos voltados para pessoas com deficiência e produções de curtas de animação autorais como ‘The Like Man’, de 2014, e ‘Acari Ball Dó’, de 2015. Mais recentemente, produziu ilustrações para a série infantil Plantão da Imaginação, exibida na TV Brasil e outras emissoras da rede EBC.

Carlos Rodrigo Garcia. Foto: Divulgação

COMPARTILHE