Manaus, 19 de março de 2024

Literatura

Foto: Valer/Divulgação
Foto: Valer/Divulgação Foto: Valer/Divulgação

‘Manhã Cultural’ exalta literatura indígena na 5ª edição, em Manaus

Os livros da Valer estarão com 50% de desconto.

Com informações da assessoria

A ‘Manhã Cultural‘, evento da Editora Valer, chega à 5ª edição no sábado (20/11). Com o tema ‘Povos da Amazônia’, a programação vai exaltar a literatura produzida por indígenas no Brasil. Os livros da Valer estarão com 50% de desconto. A atividade também contará com café da manhã.

O evento será realizado das 8 às 11h, no Parque do Mindu, localizado no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

Autores indígenas estarão presentes, apresentando suas obras. A atividade também terá exibição de cantores do Grupo Kokama, exposição de artistas plásticos e artesanato produzido pelos povos originários.

Segundo a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, chegou o momento de a editora exaltar a literatura produzida por indígenas.

“Nós somos amazonenses. A Editora Valer também nasceu nesse chão, onde se concentra o maior contingente populacional indígena do Brasil. Por isso, damos voz aos seus mensageiros, como ‘Gaapi: uma viagem por este e outros mundos’, de origem Dessana, ‘Mitologia Tariana’, de origem Tariana, ‘Baya, Kumu e Yaí’, dos Tuiuka, ‘Maraguapeyara’, com mitos e histórias dos Maraguá, ‘Canumã’, o primeiro romance indígena, de origem Munduruku, infantojuvenis, com histórias Dessana e Maraguá”, destacou.

Os livros da Valer estarão com 50% de desconto. Foto: Valer/Divulgação

Autores indígenas

A programação contará com a presença dos autores Jaime Diakara (Gaapi, Valer 2021), Yatanajé Cardoso (Canumã, Valer 2019), Elias Yaguakág (Maraguápéyára, Valer 2014) e professor Robeilton Gomes (Nem vadios e nem vassalos – Uma Análise da Lei de Liberdade dos Índios de 1755, Valer 2021).

A editora informou que será realizada uma menção honrosa para o lançamento do livro ‘Gente Valente’ (Walter Coutinho – Valer, 2021) e ‘Antes do Mundo Não Existia” (Luiz Lana – Valer, 2021), primeiro livro brasileiro escrito por um indígena. Essa é a quarta edição da obra, porém a primeira realizada pela Editora Valer.

“Para nós, na condição de editores, é uma honra publicarmos ‘Antes o mundo não existia’, porque é o primeiro livro escrito por indígenas. Até então, tudo o que chegava até nós provinha das pesquisas, das observações e reflexões de antropólogos, historiadores, dos viajantes”, explicou a coordenadora.

Exposição

A Manhã Cultural vai promover uma exposição dos seguintes artistas plásticos indígenas: Francisco Maricaua, Alcilene Maricaua e Toniel Mura.

A programação contará, ainda, com uma mostra de artesanatos produzidos por Ana Mura e Franciellem Maricaua.

O Grupo Kokama fará uma apresentação especial. A música ficará por conta da cantora France Martins.

Para Marília Maciel, diretora de eventos da Valer, aproximar os artistas indígenas do público é essencial para dar visibilidade ao trabalho produzido por eles.

“Queremos apresentar nossos autores indígenas e agregar ao evento os artistas visuais e artesãos que fazem parte dos povos originários. Isso é fundamental no desenvolvimento social e cultural das pessoas, é resistência nesse período em que vivemos”, disse.

Venda de livros e café da manhã

Os livros da Editora Valer estarão com 50% de desconto, durante o evento. Ao final da apresentação dos autores, será realizada uma sessão de autógrafos.

Quem comprar qualquer livro, a partir de R$ 30 (trinta reais), ganha uma pulseira, no ato da compra, para se aproveitar o café da manhã do ‘Divino’ – o Café do Mindu.

A editora conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que cedeu o espaço do Parque do Mindu para a realização do evento.

“A Valer ressalta a importância de seguir as normas da Organização Mundial da Saúde durante o encontro, como o uso de máscara, distanciamento social e álcool 70%”, disse a editora.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!