Manaus, 24 de julho de 2024

Geral

Arte: Reprodução/Guaraná Jesus
Arte: Reprodução/Guaraná Jesus Arte: Reprodução/Guaraná Jesus

Sucesso no Maranhão, Guaraná Jesus chega ao Amazonas

O refrigerante é reconhecido pela cor do líquido, que é rosa.

Da redação

O Guaraná Jesus, que é sucesso no Estado do Maranhão, chegou ao Amazonas. O anúncio do desembarque foi feito por meio das redes sociais da marca, na sexta-feira (26/11). Originário de São Luís, capital do Maranhão, o refrigerante é conhecido pela cor do líquido, que é rosa.

Ainda no mês de outubro, a marca de refrigerante anunciou que passaria a fazer parte de outros estados do país. Atualmente, o Guaraná Jesus está presente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal, Pará e Amazonas.

Arte: Reprodução/Guaraná Jesus

O Pará foi o primeiro estado da Região Norte do Brasil a receber a marca.

Nas redes sociais, o Grupo Simões, fabricante e distribuidor de Coca-Cola no Amazonas, anunciou uma promoção para a chegada do refrigerante. “Na compra de 2 pacotes c/ 6 unidades de Guaraná Jesus LT 350ml ou 1 pacote c/ 6 unidades Guaraná Jesus Pet 2L, você ganha uma ecobag chibata!

A promoção é válida até terça-feira (30/11) e somente para Manaus. “Mas o seu Guaraná Jesus você pode pedir através do App Coca-Cola na Sua Casa (disponível para Manaus e Belém)”, destaca o Grupo Simões.

Guaraná Jesus chegou ao Amazonas. Foto: Edilene Mafra

Guaraná Jesus

O Guaraná Jesus foi criado em 1927, num pequeno laboratório de São Luís. A bebida cor-de-rosa foi inventada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes.

Gomes nasceu na cidade de Vitória do Mearim, no Maranhão, em 1891. Aos 14 anos de idade mudou para São Luís em busca de trabalho, e aos 20 anos, tornou-se empreendedor e comprou a farmácia Galvão, onde foi criada uma seção de águas gasosas e refrigerantes, o que era comum na época.

No estabelecimento surgiu o primeiro Guaraná Jesus, com leve sabor amargo. A primeira versão do produto não agradou tanto, mas, focado, Gomes continuou as experiências e logo chegou à fórmula atual do Guaraná Jesus.

Em 1980, a família de Gomes vendeu a marca à antiga Companhia Maranhense de Refrigerantes, na época franqueada da Coca-Cola Brasil no estado. Em 2001, o guaraná foi adquirido pela Coca-Cola Brasil e passou a fazer parte do portfólio de produtos — mantendo o sabor característico e a identificação com a cultura local.

A embalagem foi criada com a ajuda dos maranhenses. Em 2008, foram apresentadas três opções, e os consumidores escolheram a nova identidade visual por meio de voto popular. O modelo vencedor foi inspirado nos azulejos coloniais portugueses de São Luís e ganhou medalha de ouro de Melhor Estratégia de Marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design (IDEA).

O Guaraná Jesus era produzido e engarrafado somente pela Solar BR Coca-Cola (fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil) em São Luís, no Maranhão, e distribuído em três estados do país: o próprio Maranhão, Piauí e Tocantins. Porém, em 2016, outros fabricantes do Sistema passaram a distribuir o refrigerante em mais estados.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!