Manaus, 23 de abril de 2024

Geral

Foto: Arthur Castro/Secom
Foto: Arthur Castro/Secom Foto: Arthur Castro/Secom

SSP confirma que morte de traficante motivou vandalismo em Manaus e instala comitê de crise

Atos de vandalismo também ocorreram em Parintins e Careiro Castanho.

Da redação

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) divulgou uma nota oficial, no fim da manhã deste domingo (6/6) sobre os atos de vandalismo registrados em Manaus em outras duas cidades do Amazonas. O órgão confirmou que as ações criminosas foram motivadas pela morte de um traficante. A secretaria disse, ainda, que criou um comitê de crise.

Nas primeiras horas do dia, vândalos incendiaram ônibus e depredaram prédios em três cidades do Amazonas. De acordo com a SSP, o comitê de crise vai apurar as denúncias de ônibus incendiados e depredação de prédios em Manaus e nos municípios de Parintins e Careiro Castanho.

Coronel Louismar Bonates concedeu entrevista à imprensa. Foto: Arthur Castro/Secom

Logo após os atos de vandalismo, o Governo do Amazonas reuniu a cúpula da segurança pública do Estado. O governador Wilson Lima afirmou que determinou o reforço do policiamento. “Determinei às forças de segurança que reforcem o policiamento nas ruas nesse domingo. Criamos um comitê para apurar atos de vandalismo na capital e região metropolitana e punir os responsáveis. Não toleramos o crime organizado e vamos continuar combatendo o tráfico de drogas”, escreveu o governador, nas redes sociais.

À imprensa, o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, disse que o policiamento está sendo reforçado para que o direito de ir e vir da população não seja prejudicado. “A cúpula da segurança estadual continua reunida traçando estratégias para evitar que novas ações como esta venham a acontecer”, destacou a SSP-AM.

Em nota, a Secretaria de Segurança confirmou que a motivação das ações de vandalismo se deu em razão da morte de um traficante. “Informações iniciais, levantadas pelo departamento de inteligência da SSP-AM, apontam que a ordem de depredação partiu de um presídio. Os nomes dos mandantes também já estão sendo levantados e estes serão, posteriormente, transferidos para um presídio federal”, informou a pasta.

Ônibus depredados e outras ocorrências

Segundo a SSP-AM, 14 ônibus e duas viaturas foram incendiadas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos.

Por meio do disque-emergência 193, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), registrou 17 ocorrências de incêndio em Manaus, entre a noite de sábado (5/6) e a madrugada deste domingo (6/6). De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foram contabilizados 16 incêndios em veículo, um em comércio e outro em um transformador de energia elétrica.

Os incêndios em veículos ocorreram em diversos bairros de Manaus, entre eles: Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!