Manaus, 15 de maio de 2024

Geral

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará
Foto: Bruno Cecim/Agência Pará Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

Restrições em 5 municípios da Região Metropolitana de Belém seguem até 29 de março

Demais regiões seguirão em estágio de bandeira vermelha.

Da redação

O governador do Pará Helder Barbalho anunciou, na noite da última sexta-feira (19/3), a prorrogação do período de lockdown em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, municípios que integram a Região Metropolitana 1, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As restrições se estenderão até 29 de março. Demais regiões seguirão em estágio de bandeira vermelha.

A medida restritiva estava prevista para encerrar, inicialmente, nesta segunda-feira (22/3). Com a nova determinação, a vigência se estende por mais sete dias.

Centro de Belém. Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

“Isto nos levará a um prazo de duas semanas de lockdown, que é exatamente o ciclo do vírus, o qual requer que tenhamos toda atenção e cuidado. Precisamos continuar fazendo estes esforços. Continuam as pressões no sistema de saúde destes municípios. Por isto, em concordância com os cinco municípios da Região Metropolitana 1, faz-se necessário que nós possamos prolongar o decreto de lockdown”, explicou o chefe do Executivo estadual.

Segundo o governador do Pará, os demais municípios do Estado seguirão em estágio de bandeira vermelha, que representa um alto risco de contágio.

“Continuaremos com a atenção e com o estágio de elevado risco de contágio. Quero registrar que diversos municípios, por compreenderem a gravidade dos cenários em outras regiões, também estão adotando suas medidas através de decreto municipal”, complementou.

De acordo com Helder Barbalho, Belém é a capital com maior adesão entre todas as capitais do Brasil, apresentando o menor número de circulação de pessoas desde o último dia 15, quando foi iniciado o lockdown na Região Metropolitana 1. Da mesma forma, o Pará continua em segundo lugar entre as 27 unidades federativas, registrando as melhores taxas de isolamento social. Os dados fazem parte do levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), na sexta-feira (19/3).

“Nós estamos no esforço de convencimento das pessoas, e vamos precisar que cada um possa dar ainda mais a sua contribuição. O ideal é que o lockdown chegue a 70% em uma cidade. E os dados demonstram que, com o isolamento feito no dia 17 (última quarta-feira), chegamos a um patamar de 49% em Belém, aquém do que a ciência estabelece. Em todo o Estado, chegamos a 43,45%; Ananindeua, a 45,5%; Marituba, 42,2%; Santa Bárbara, 40,8%, e Benevides, 43,9%. Isso exigirá cada vez mais dos órgãos de fiscalização”, acrescentou o governador.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!