Manaus, 1 de dezembro de 2022

Geral

Foto: Prefeitura de Boa Vista
Foto: Prefeitura de Boa Vista Foto: Prefeitura de Boa Vista

Praças públicas de Boa Vista são alvo de vandalismo

Em média, são registradas dez ocorrências por dia.

Da redação

As praças públicas de Boa Vista tem sido alvo constante de atos de vandalismo, com crime relacionados à depredação. Em média, a Guarda Civil Municipal recebe, diariamente, dez ocorrências relacionadas aos espaços de lazer. A última ação dos vândalos aconteceu na praça do Conjunto Cabos e Soldados.

Recentemente, a prefeitura entregou um playground totalmente reformado. O mesmo já foi danificado com atos de vandalismo. Já na praça do bairro 13 de Setembro, suspeitos furtaram os cabos de energia do local, deixando os moradores às escuras. A prefeitura já reestabeleceu a energia no local.

Playgrounds reformados recentemente foram alvos de vandalismo. Foto: Prefeitura de Boa Vista

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), as praças Nova Cidade, Mané Garrincha, Cidade Satélite e Conjunto Pérola também são afetadas todos os dias. Nos locais de lazer, vândalos quebraram brinquedos e aparelhos da academia ao ar livre, danificaram as telas das quadras de esportes, além de terem riscado as lixeiras.

Caso os vetos da Procuradoria-Geral do Município à Lei Orçamentária Anual (LOA) sejam derrubados pelos vereadores, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente não terá condições de fazer manutenções nas praças, em novas ocorrências de vandalismo.

Crime

Danificar ou destruir propriedade, seja pública ou privada, é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro. A pena para quem for pego destruindo o patrimônio público pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa.

A população pode denunciar qualquer ação de vandalismo ou comportamento inadequado por meio da Central de Atendimento 156.

COMPARTILHE