Manaus, 7 de agosto de 2022

Geral

Foto: Ana Catarina
Foto: Ana Catarina Foto: Ana Catarina

Pirarucu de manejo é vendido nesta quinta em Manaus

Venda será das 11h às 19h, no Assinpa; evento é aberto ao público.

Com informações da assessoria

O pirarucu de manejo sustentável da marca coletiva ‘Gosto da Amazônia’ é vendido nesta quinta-feira (21/7), em Manaus. A venda será feita pela Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), das 11h às 19h, na Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Assinpa), na Zona Centro-Sul. O evento é aberto ao público.

O evento está sendo organizado pela Comissão de Produção Orgânica do Amazonas (CPOrg AM) e faz parte da XVIII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico.

Além de pirarucu, a ASPROC venderá farinha e açaí do Médio Juruá. Já os membros da Rede Maniva de Agroecologia (Rema) ofertarão outros produtos, como legumes, frutas regionais, verduras, mel, entre outros.

A feira também terá um espaço de comercialização de artesanatos, exposição de projetos e a participação de instituições parceiras que atuam no fortalecimento da produção orgânica e agroecológica no estado.

Pirarucu de manejo. Foto: Ana Catarina

Programação

Das 9h às 11h, acontecerão palestras sobre produção orgânica, todas ministradas por especialistas e referências na área. Das 11h às 19h, acontecerá a venda dos produtos.

Já às 14h terá uma dinâmica de apresentação dos produtores e das instituições parceiras. Às 14h30, o público poderá aproveitar as atrações culturais. Já às 15h30 terá uma roda de conversa sobre arranjos de comercialização dos produtos orgânicos e às 16h30 terá muita música para animar o público.

Às 17h30 terá ainda uma roda de conversa com contribuições das organizações de base e instituições para o setor de orgânicos no Estado, além dos desafios do setor, e no encerramento terá música a partir das 19h.

Pirarucu de manejo. Foto: Adriano Gambarini

Pirarucu do ‘Gosto da Amazônia’

O pirarucu do ‘Gosto da Amazônia’ é resultado das ações de manejo sustentável realizadas por comunidades tradicionais e povos indígenas do Médio Juruá, e outras regiões do interior do Amazonas. Seu beneficiamento é feito em estabelecimentos com serviços de inspeção sanitária oficial e a venda beneficiará mais de 250 famílias extrativistas.

O manejo do pirarucu é uma atividade ímpar quando se ressalta o desenvolvimento sustentável da Amazônia, pois garante a proteção do meio ambiente, a geração de renda, a segurança alimentar e o empoderamento das comunidades extrativistas.

“Essa feira é muito importante para fortalecer a cadeia do pirarucu, uma vez que estaremos dialogando com o público sobre os impactos positivos dessa atividade, enquanto comercializamos um produto de alta qualidade e sabor. Não percam a oportunidade de ir à feira e conhecer nosso estande para apoiar essa atividade que traz tantos benefícios para as famílias extrativistas, que ajuda na conservação da biodiversidade e ainda tem valores justos”, disse Jéssica Souza, analista socioambiental do Memorial Chico Mendes, que presta assessoria técnica à ASPROC e faz parte da Comissão Organizadora do evento.

Mais sobre o assunto

O objetivo da Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico é proporcionar à população alimentos agroecológicos e orgânicos, frescos, saudáveis e sustentáveis. Além disso, o evento oferece atrações musicais, degustação de produtos, trocas de saberes entre os participantes, sorteios de brindes e muito mais.

COMPARTILHE